terça-feira, 7 de setembro de 2010


O Eurocopter EC 665 Tiger é um helicóptero de ataque dedicado produzido pela Eurocopter, empresa européia que foi fundada em 1992 com a fusão da Aerospatiale- Matra da França e da DASA (DaimlerChrysler Aerospace AG (Daimler-Benz e MBB (Messerschmitt-Bölkow-Blohm) da Alemanha. Na Alemanha ele é conhecido como Tiger e na França e na Espanha como Tigre. Seu custo básico unitário é de 31 milhões de dólares.

O Tiger é um dos helicópteros de ataque mais modernos do mundo, possuindo uma avionica atualizada, estrutura e fuselagem em materiais compostos, e armamentos modernos e diversificados, o que garante ao Tiger um longo período operacional sem se tornar obsoleto com pequenas modernizações de meia vida

O Tiger teve sua concepção iniciada em meados da década de 1970, quando a Alemanha e a França começaram a pensar em desenvolver um helicóptero de combate inspirado nos vetores desenvolvidos pelos americanos para serem utilizados no Vietnã (Boeing AH-64 e Bell AH-1). Tanto a Alemanha quanto a França necessitavam de um novo vetor para substituir seus vetores de ataque, que eram compostos pelo Aérospatiale Gazelle da França e pelo MBB (Messerschmitt-Bölkow-Blohm) Bo 105 alemão. O projeto rapidamente ganhou dimensões politicas seguindo a mesma abordagem dos principais programas de cooperação bélica franco-alemã da década anterior, pelo presidente francês Charles de Gaulle e pelo chanceler alemão Konrad Adenauer. Em 1978, os Governos alemão e francês assinaram o memorando de fase A, com a oferta para a concepção de um helicóptero antitanque com capacidade de voo e combate noturno, o que gerou a aproximação da Aerospatiale e da MBB. Esta colaboração foi assistida pelos dois governos envolvidos, que também patrocinaram alguns programas de desenvolvimento, que resultaram no desenvolvimento de partes estruturais e rotores construídos em materiais compostos, um sistema de controle fly by wire e um sistema de visão noturna. Em 1979 foi aprovado um memorando de entendimento bilateral para a fase de definição de conceitos que abrangeu o período de 1979-1981. E em 1981 foram expostos os requisitos básicos, que eram compostos por um peso de descolagem de 4,5-4,7 toneladas, um cockpit em tandem e a grande utilização de materiais compostos.
Apesar do empenho dos governos, o programa foi conturbado e longo, graças às diferenças das exigências técnicas que cada nação desejava para seu vetor. No segundo semestre de 1982 ao início de 1983, os requisitos de ambos os países foram mais distantes do que nunca. Para solucionar este problema os requisitos franco-alemão foram estabelecidos, em seguida os chefes dos exércitos envolvidos foram perguntados quais eram os requisitos essenciais e quais não eram. Isso levou finalmente a requisitos que compreendiam um peso de descolagem de 4,7 toneladas capaz de transportar oito mísseis antitanque e quatro mísseis ar-ar, um cockpit em tandem, um sistema de visão noturna e ser bimotor, o que significava que era necessário o desenvolvimento de um novo motor baseado no Turbomeca MTU MTM385. O Tiger possui uma configuração de cockpit inovadora em um vetor em serie, tendo o piloto alocado a frente a e abaixo do artilheiro. Esta configuração prejudicou a visão artilheiro, para amenizar este problema os assentos foram reposicionados em direções opostas para melhorar a visão do artilheiro, porem isto não é um problema grave, visto que o vetor possui poderosos e eficientes sensores, que compensam os pontos cegos da estrutura. Em 1984, os governos alemão e francês emitiram uma exigência de um helicóptero de combate multifuncional avançado com estas características básicas, o que gerou 4 variantes, sendo elas a UHU de escolta e apoio de fogo, e a HAP versão antitanque para exercito alemão, a HAC antitanque e a HAP para escolta e apoio de fogo para o exercito francês. Devido ao alto custo, o programa foi cancelado em 1986, mas foi relançado em 1987. Durante a fase de desenvolvimento os alemães consideravam a obtenção de uma variante de escolta e apoio de fogo do Tiger denominada UHU, juntamente com uma segunda variante antitanque denominada HAP, porem após a reunificação alemã, o conceito alemão de helicóptero antitanque foi revisado e resultou em uma versão multifuncional (UHT), que combina tanto o papel do vetor antitanque, de escolta e a variante de apoio de fogo.

O PT1 F-ZWWW foi o primeiro protótipo da família Tiger, voou pela primeira vez em 27 de Abril 1991, e teve um programa de testes de voos de 502 horas, que depois de cumpridas foi alocado em exposição estática no inicio de 1996

Então em 30 de novembro de 1989, a Eurocopter recebeu um contrato para construir cinco protótipos, incluindo três protótipos desarmados (PT1, PT2 e PT3) para ensaios aerodinâmicos e de avionica, um (PT4) para testar a aerodinâmica, avionicos e armamentos da versão HAP e um (PT5) para testar a aerodinâmica, avionicos e armamentos da versão UHT. Naquela época o vetor não era conhecido como "Tiger - Tigre", seu nome só foi dado em 1989.

O primeiro protótipo do Tiger foi o PT1 F-ZWWW desenvolvido para testar a aerodinâmica do protótipo, o mesmo foi equipado com uma avionica simples, tendo seu primeiro voo realizado em 27 de Abril 1991. Posteriormente o protótipo foi equipado com mock-ups da estrutura dos sensores de mastro, da torre giratória com canhão e armamentos nos pontos duros, para simular a aerodinâmica e resistência dos sistemas as cargas gravitacionais nas manobras e o arrasto aerodinâmico gerado por estes sistemas. Depois ele foi utilizado para testes de carga estrutural em solo (Fadiga) e alocado em exposição estática no inicio de 1996 após a concussão do programa de voos, depois de 502 horas de voo.

O Segundo protótipo foi o PT2 F-ZWWY (HAP), que teve seu Rollout de 9 Novembro de 1992, tendo seu primeiro vôo em 22 de abril de 1993. Este protótipo se destinava a testes de detecção, medição de RCS (Seção reta de radar) e testes aerodinâmicos. Este protótipo por sua vez continha uma avionica completa, que em novembro de 1996 foi atualizada, como consequência o protótipo foi designado PT2R (R = Retrofit – modernização). O PT2R foi utilizado para os testes de lançamento dos misseis Mistral nos dias 14/15 de dezembro de 1998. O PT2R foi avaliado pelo exercito francês em valência entre os dias 17 de maio a 03 de junho de 1999. Posteriormente ele foi utilizado para qualificação HAP (Hélicoptère d'Appui et de Protection) de 04 de abril a 12 de maio de 2000, sendo redesignado PT2R2. Em 2001 o PT2R2 foi redesignado como PT2X para servir como demonstrador multimissão, tendo acrescentado novos sensores e sistemas. Posteriormente o mesmo foi utilizado para testes de desembarque em deck no navio TCD Siroco L9012.

O terceiro protótipo era o PT3 9823, que foi equipado com uma avionica completa incluindo os sistemas de navegação e piloto automático, ele realizou seu primeiro voo em 19 de novembro de 1993. Em fevereiro de 1997 o PT3 teve sua conversão iniciada para o padrão UHT, sendo designado PT3R. Em junho de 1999 o PT3R realizou os testes de lançamentos de foguetes à noite, em condições de visibilidade adversas e a grande distância. Já em setembro de 1999 o Tiger PT3R realizou testes de ambientação com clima quente e deserto em Abu Dhabi.


O PT4 F-ZWWU foi construído para testar a configuração aerodinâmica da versão HAP e para testar os novos avionicos inclusos nesta versão como os sensores, HUD (heads-up display) e um HMD (Helmet mounted display) Thales TopOwl, que é um HMD que pode ser equipado com um sistema de visão noturna NVG (Night vision googles) integrado. O PT4 ganhou os céus pela primeira vez em 15 de dezembro de 1994. Os primeiros testes com os sensores e sistemas de mira foram realizados no inicio de 1995, no mesmo período foram realizados os testes com o canhão Giat em terra, totalizando 15 testes realizados em Toulon na Franca, e em abril do mesmo ano foram realizados os testes complexos envolvendo todos os sistemas. De 21 de setembro de 1995 a novembro do mesmo ano o canhão já tinha sido integrado ao Tiger, que também já tinha lançado o míssil Mistral. Do final de 1995 a 1 de janeiro de 1997 continuaram os testes com os sistemas de armas, onde o Tiger disparou 8 mísseis Mistral, lançou 50 foguetes e disparou 3000 vezes com o canhão Giat. Neste período o protótipo também ganhou uma nova camuflagem em 3 cores. Em 1997 foram realizados os testes de ambientação com climas gelados e neve na Suécia, onde foram instalados patins (Esquis) nos trens de pouso. Tendo voado um total de 296 horas, ele caiu em fevereiro de 1998 durante os testes de voos noturnos a baixa altitude na Austrália.

O 5º protótipo PT5 9825 UHT recebeu um pacote completo de avionicos e realizou seu primeiro voo em 21 de fevereiro de 1996, sendo utilizado pelos Alemães para os testes de armas como os mísseis Stinger e HOT2, e pelo POD HMP-250 no calibre 12,7 mm. Em 1997 o PT5 realizou o disparo de 6 misseis HOT2. Posteriormente o mesmo teve seu sistema de armas modernizado para o padrão de produção, sendo redesignado PT5R, realizando seu primeiro voo após a modernização em 8 de outubro de 1999. Os 5 protótipos realizaram até junho de 2001 um total de 2.869 horas voo.
Posteriormente foram construídas duas fuselagens estáticas designadas PT6 e PT7 para os testes de fadiga e de colisão (Resistencia a acidentes).

O PS1 F-ZVLJ (HAP) foi o primeiro vetor de pré-produção, foi utilizado para testar, aperfeiçoar e validar os maquinários e processos de produção. Sua construção se iniciou no primeiro trimestre de 1998 e realizou seu primeiro voo em 21 de dezembro de 2000.

O UHT S01 9826 foi o primeiro vetor totalmente operacional e capaz, realizou seu primeiro voo em 2 de agosto 2002 e foi utilizado por 6 meses para os testes dos sistemas de armas substituindo o PT5R nesta função.

HAP S01 F-ZKDB foi o primeiro vetor de produção Frances do Tiger. A produção em serie do Tiger começou em março de 2002. O HAP S01 F-ZKDB realizou seu primeiro voo em 26 de março de 2003, sendo entregue ao exercito francês em julho de 2003.

A versão ARH nasceu em 2001 quando o exército Australiano selecionou o Tiger para ser seu vetor de ataque, substituindo o Kiowas OH-58 e UH-1 Iroquois. Sendo desenvolvida uma nova versão baseada na versão HAP, denominada ARH, que se diferenciava pela integração de um designador lazer para os mísseis Hellfire II. Em 20 de fevereiro de 2004 o AHR realizou seu primeiro voo e foi entregue para o exercito Australiano em dezembro de 2004.

Em 2003 a versão HAC foi cancelada, pois o exercito francês desejava uma versão multifuncional para satisfazer todas as exigências francesas em um único vetor, que foi denominado HAD. O HAD foi desenvolvido a partir da versão HAP. Esta versão possui um motor 14 % mais potente. Em setembro 2003 o exército espanhol selecionou o Tiger HAD para ser seu vetor de ataque. Os custos de desenvolvimento desta versão foram divididos entre as duas nações envolvidas. O primeiro voo do HAD foi em 14 de dezembro de 2007.

O Tiger foi construído em 4 versões, sendo elas a HAP versão de escolta e suporte de fogo desenvolvida para o exercito francês., HAD versão multifuncional para as funções antitanque, escolta e apoio de fogo desenvolvida para o exercito francês., ARH versão multifuncional de exportação para as funções antitanque, escolta e apoio de fogo desenvolvida para o exercito australiano, e a UHT versão multifuncional para as funções antitanque, escolta e apoio de fogo desenvolvida para o exercito alemão

Uma das exigências para o Tiger era para o mesmo ser construído em materiais leves, modernos e resistentes, para tal o Tiger é construído em 80 % por materiais compostos (polímero reforçado, Nomex em favo de mel, kevelar, fibra de carbono e fibra plástica), 11 % em alumínio, 6% em titânio e 3% em Vidro, plexiglass, Cobre, bronze, ETC. A estrutura do Tiger é construída em laminados de carbono e Kevelar, já os painéis da fuselagem são construídos em polímero reforçado com fibra de carbono e kevlar, as blindagens do cockpit e dos sistemas críticos são compostas de Nomex em favo de mel, fibra de carbono e Kevelar, os rotores são construídos em fibra plástica reforçada e fibra de carbono, podendo receber impactos diretos de aves.

O Tiger é construído em 80% por materiais compostos, 11 % em alumínio, 6% em titânio e 3% em Vidro, plexiglass, Cobre, bronze, ETC., o que garante ao vetor um baixo peso, alta resistência estrutural e quase elimina os problemas com corrosão

O Tiger foi desenvolvido desde o principio para ser capaz de voar e combater em ambientes noturnos e para ter uma elevada capacidade de sobrevivência. Para elevar ao máximo a capacidade de sobrevivência de toda a família Tiger, foram levados em consideração desde o principio uma significativa redução das assinaturas visuais, de radar (RCS) e infravermelho IR, para tanto o vetor foi projetado para ter um perfil esguio, que aliado à camuflagem reduziria sua assinatura visual, no quesito RCS o Tiger foi construído em grande parte com materiais compostos, que aliado ao seu fino perfil frontal proporciona uma excelente redução de RCS do vetor no quadrante frontal, e no quesito IR foram integrados supressores IR, que resfriam e direcionam o fluxo dos gases gerados pelos propulsores para longe da fuselagem do vetor, reduzindo assim sua assinatura infravermelha.

O Tiger esta equipado com uma avionica de ultima geração e com um alto grau de automação, o que garante a concentração dos pilotos nas questões táticas

O Tiger também foi equipado com uma completa suíte de contra medidas eletrônicas e descartáveis, composta pela suíte Thales TWE que combina um sistema de alerta de radar RWR (Radar Warning Receiver), um sistema de alerta de laser LWR (Laser Warning Receiver) e uma unidade de processamento própria para os dois sistemas. Outro sensor presente é o de alerta de lançamento de míssil MLWS (missile launch and warning systen) EADS/MBDA AN/AAR-60 MILDS (Missile Launch Detection System), já as contramedidas descartáveis do Tiger são os dispensadores de Chaff e Flare MDBA M Saphir com capacidade para até 144 cartuchos. Para assegurar a integridade dos pilotos e do vetor, a cabine da tripulação (Piso e laterais do cockpit) e os sistemas vitais do helicóptero como tanque de combustível, lâminas do rotor principal e de cauda, eixo de transmissão, hastes de controle e sistemas hidráulicos possuem blindagens e/ou são resistentes a disparos de sistemas de defesa antiaérea até o calibre 23 mm. Os tanques de combustível estão equipados com um sistema de supressão de explosão. As janelas frontais são construídas em vidro blindado resistente a disparos de armas portáteis, e as janelas laterais são feitas de plexiglass que não é blindado, mas não gera estilhaços perigosos.

O Tiger (HAP, ARH e UHT) é equipado com duas turbinas MTR390-2C que desenvolvem uma potencia unitária de 1285 HP (Tiger HAD MTR390-E que desenvolve 1465 HP), que aliado ao baixo peso do vetor garante uma excelente manobrabilidade ao vetor, o que é fundamental para elevar a capacidade de sobrevivência do vetor e combate

O Tiger também possui isolação e um ar-condicionado com filtros para operar em ambientes QBN (Químico, Biológico e Nuclear). Outra proteção desenvolvida para o Tiger foi um sistema de proteção especial contra raios e PEM (Pulso eletromagnético), proporcionada pela integração de placas de cobre e grades de bronze. A tripulação do Tiger é capaz de sobreviver a quedas em decida vertical de 10,5 m/s, queda lateral a até 8 m/s, com uma velocidade frontal de até 12 m/s. As turbinas do Tiger podem operar sem óleo lubrificante por 30 minutos, garantindo a possibilidade de pouso em um local seguro, mesmo após o vetor ter sido atingido e perdido os fluidos lubrificantes. O Tiger também possui filtros nos bocais de admissão das turbinas, para evitar a ingestão de FODs (Foreign Object Damage).

O Tiger UHT esta equipado com o sistema Sagem OSIRIS (À esquerda) e as versões HAP, HAD e ARH estão equipadas com o sistema Sagem STRIX (À direita), sendo que as versões HAD e ARH estão equipadas com um designador laser integrado ao sistema STRIX

Para operar em ambientes noturnos as versões HAD, ARH e HAP estão equipadas com o sensor giro estabilizado Sagem STRIX, que fica montado sobre o teto do helicóptero à frente caixa de transmissão principal, e esta equipado com sensores FLIR, câmeras CCD-TV, telêmetro laser com um alcance de 8 km, e um sistema de periscópio com visão ótica direta. As versões HAD e ARH possuem um sistema de designador laser, já a versão HAP não possui este sistema.
A versão UHT esta equipada com o sensor giro estabilizado OSIRIS, que fica alocado em um mastro acima do rotor. O Osiris possui sensores FLIR, câmeras CCD-TV e um telêmetro laser com alcance de 8 km. A versão UHT também esta equipada com um sistema pilot Sight Unit (“Sistema de visão do piloto”), que esta equipada com um sensor FLIR com um campo de visão de 40ºX30º que pode ser escravizado pelo piloto, o direcionando para onde o piloto estiver observando e transmitindo as imagens em tempo real para o mesmo em seu HMD. O OSIRIS também esta equipado com radar Thales DAV de pulso Doppler (mast-mounted air surveillance radar), que é um radar de vigilância aérea, para detecção de ameaças como aeronaves, helicópteros e mísseis inimigos, e para guiar os armamentos juntamente com o sistema de controle de fogo.

O Tiger HAP (helicoptere d'Appui et de Proteção - "Multipurpose Combat Helicopter") é a versão de escolta e suporte de fogo desenvolvida para o exercito francês

O Tiger HAP (helicoptere d'Appui et de Proteção - "Multipurpose Combat Helicopter") é a versão de escolta e suporte de fogo desenvolvida para o exercito francês. O EC 665 HAP esta equipado com a motorização MTU Rolls-Royce Turbomeca Gmbh MTR390-2C, que desenvolve 1285 HP. Esta versão pode ser armada com até 4 mísseis ar-ar MBDA Mistral com um alcance máximo de 6 km. No cenário ar-superfície o Tiger HAP pode ser equipado com até 8 misseis MBDA HOT 3, com um alcance máximo de 4,3 km, no quesito foguetes não guiados o HAP pode ser equipado com diversos tipos de foguetes, sendo até 2 PODs de foguetes LR6822 SNEB 22x68mm, 2 PODs de foguetes LR6812 SNEB 12x68mm, 2 PODs SNEB 19x68mm, 4 PODs SNEB 7x68mm, e até 2 Gun Pod de 20 mm. O HAP é equipado com o canhão Nexter GIAT 30 M781, que possui uma capacidade para 450 munições e uma cadencia de disparo de 750 tiros por minuto.

O Tiger HAD (Hélicoptère d'Appui et Destruição - Helicoptero de destrucción y Apoyo) é a versão multifuncional para as funções antitanque, escolta e apoio de fogo desenvolvida para o exercito Frances, sendo posteriormente selecionada para o exercito Espanhol

O Tiger HAD (Hélicoptère d'Appui et Destruição - Helicoptero de destrucción y Apoyo) é a versão multifuncional para as funções antitanque, escolta e apoio de fogo desenvolvida para o exercito Frances, sendo posteriormente selecionada para o exercito Espanhol. O EC 665 HAD esta equipado com uma turbina modernizada com 14% a mais de potencia em relação a versão original MTR390-2C, a MTU Rolls-Royce Turbomeca Gmbh MTR390-E, possui uma potencia de 1465 HP. O Tiger HAD pode ser armado com até 4 mísseis ar-ar MBDA Mistral com um alcance máximo de 6 km. No cenário ar-superfície o Tiger HAD francês pode ser equipado com até 8 misseis MBDA HOT 3 com um alcance máximo de 4,3 km, 8 mísseis AGM-114 Hellfire II lançados a partir do lançador Lockheed Martin M299 all-digita missile laucher, 8 mísseis Trigat LR- (PARS 3 LR (Alemanha) AC3G (França)) com um alcance máximo de 6 km, já a versão HAD espanhola esta equipada com o míssil Rafael SPIKE-ER que possui um alcance máximo de 8km. No quesito foguetes não guiados o HAD pode ser equipado com diversos tipos de foguetes, sendo até 2 PODs de foguetes LR6822 SNEB 22x68mm, 2 PODs de foguetes LR6812 SNEB 12x68mm, 2 PODs SNEB 19x68mm, 4 PODs SNEB 7x68mm, e até 2 Gun Pod de 20 mm. O HAP também esta equipado com o canhão Nexter GIAT 30 M781.

O Tiger ARH (Armed Reconnaissance Helicopter - helicóptero de reconhecimento armado) é a versão multifuncional de exportação para as funções antitanque, escolta e apoio de fogo desenvolvida para o exercito australiano

O Tiger ARH (Armed Reconnaissance Helicopter - helicóptero de reconhecimento armado) é a versão multifuncional de exportação para as funções antitanque, escolta e apoio de fogo desenvolvida para o exercito australiano. A versão ARH esta equipada com a nova motorização MTU Rolls-Royce Turbomeca Gmbh MTR390-E, que possui uma potencia máxima de 1285 HP. O Tiger ARH pode ser armado com até 4 mísseis ar-ar Raytheon FIM-92 Stinger-RMP com um alcance máximo de 6km. No cenário Ar-solo o ARH pode ser equipado com até 8 mísseis AGM-114 Hellfire II, 2 PODs Hydra 70 19x70mm, 2 PODs SNEB 19x70mm, 4 PODs SNEB 7x70mm. O Tiger ARH também esta equipado com o canhão Nexter GIAT 30 M781.

O Tiger UHT (Unterstützungshubschrauber Tiger) é a versão multifuncional para as funções antitanque, escolta e apoio de fogo desenvolvida para o exercito alemão

O Tiger UHT (Unterstützungshubschrauber Tiger) é a versão multifuncional para as funções antitanque, escolta e apoio de fogo desenvolvida para o exercito alemão. O Tiger UHT esta equipado com a motorização MTU Rolls-Royce Turbomeca Gmbh MTR390-2C, que desenvolve 1285 HP, porem 16 das 80 unidades encomendadas foram equipadas com a motorização modernizada MTR390-E, que possui uma potencia máxima de 1465 HP. O Tiger UHT pode ser armado com o míssil ar-ar 4 Raytheon FIM-92 Stinger-RMP com um alcance máximo de 6km. Para o cenário ar-superfície o UHT pode ser equipado com o míssil MBDA HOT 3 com um alcance máximo de 4,3 km, 8 mísseis Trigat LR- (PARS 3 LR (Alemanha) AC3G (França)) com um alcance máximo de 6 km. No quesito foguetes não guiados o UHT pode ser equipado com até 2 PODs SNEB 19x68mm, 4 PODs SNEB 7x68mm, e também pode ser equipada com até 2 Gun PODs HMP-250 no calibre 12,7 mm. A versão UHT não possui canhão integrado, porem á a previsão da integração do canhão alemão Rheinmetall RMK30 de 30 mm, com capacidade para 250 munições, e com uma cadencia de tiro de 300 disparos por minuto. Este canhão possui uma maior presisão e alcance e um menor recuo, frente ao canhão francês Nexter GIAT 30 M781.

O Tiger pode transportar 1800 kg (UHT 1650) de carga externa, que podem ser transportados em suas 4 estações de armas. O Tiger também pode ser equipado com 2 tanques de combustível de 250 litros (66 galões)


FICHA TÉCNICA
Velocidade máxima:315 Km/h (UHT 290 km/h)
Velocidade de cruzeiro: 280 Km/h (UHT 260 km/h)
Alcance máximo: 800 km (1300 km com 2 tanques externos).
Taxa de subida: 642 m/min
Fator de carga: +3/ -0,5 G
Altitude máxima:4000 m
Empuxo: 2 X MTR390-2C com 1285 HP cada. (MTR390-E 1465 HP).
Dimensões
Comprimento:14,08 m
Altura:3,83 m (UHT 5,20 m)
Diâmetro do rotor:13,00 m
Peso vazio:3.060 kg
Peso máximo de decolagem:6,100 kg (HAD 6,600 kg)

ARMAMENTO
Mísseis Ar-Ar: MBDA Mistral, Raytheon FIM-92 Stinger.
Ar-Superfície: mísseis MBDA HOT 3, Rafael SPIKE-ER, AGM-114 Hellfire II, Trigat LR, foguetes LR6822 SNEB 22x68mm, LR6812 SNEB 12x68mm, SNEB 19x68mm, SNEB 19x70mm, SNEB 7x68mm, SNEB 7x70mm, Hydra 70 19x70mm .
GUM POD: HMP-250 12,7 mm, Gun Pod 20 mm.
Interno: 1x Nexter GIAT 30 M781 de 30mm.

Abaixo um vídeo de demonstração do KA-50



2 comentários:

  1. Com o apuro e detalhamento técnico usual, não sabia dessas várias versões. Só um detalhe de digitação que passou na legenda da sobre os materiais do tigre: corrosão (acho eu)

    Sobre o desempenho dele no Afeganistão como têm se saído. Fico pensando como fica a versão alemã sem canhão operando numa situação de COIN

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  2. teclogos muito obrigado pelos elogios e pelo aviso sobre o erro de texto...
    Atualmente a França possui 3 Tigers HAP em operação no Afeganistão, que chegaram em Kabul no Afeganistão em 26 de julho de 2009, onde estão baseados. Após sua chegada os 3 vetores e suas tripulações foram submetidas a testes de certificação de disparo real com o canhão, que foram completados com sucesso, proporcionando aos Tigers e suas tripulações a “capacidade operacional plena”. Desde 10 de agosto de 2009 eles têm participado de operações de combate reais.
    Os primeiros cinco meses de operação demonstraram que os helicópteros são altamente confiáveis, que seus sistemas de armas são adequados para os requerimentos operacionais e que o vetor e sua motorização tem se adaptado muito bem as altas altitudes (1800 m) e temperaturas (35 º no verão) de Cabul, conseguindo um nível de operacionalidade de 95 %, o que é uma margem excepcional. No fim de julho de 2010 os Tigers ultrapassaram a marca de 1000 horas de voo em menos de 1 ano, voando cerca de 30 horas por mês apoiando as forças francesas e a ISAF (International Security Assistance Force), atingindo um nível de operacionalidade de 90 %, o que é continua a ser uma marca excepcional. Para atingir este índice de operacionalidade o Tiger possui uma equipe de mecânicos e técnicos que ficam alocados 24 horas na base para um pronto reparo e manutenção do vetor, além de uma equipe de três técnicos da Eurocopter, que estão residindo no Afeganistão para prestar todo apoio necessário aos mecânicos do Corpo Aéreo do Exército da França (ALAT). Além destes há um completo serviço de apoio logístico customizado, que foi preparado para atender a todas as solicitações e fornecer de forma rápida as peças sobressalentes necessárias para a manutenção do vetor. Estas medidas juntamente com a qualidade do Tiger reflete ao índice de 90 % de disponibilidade do vetor. Temos que ressaltar que o Tiger só esta atingindo este nível de operacionalidade graças a imensa estrutura de manutenção disposta para o mesmo, caso contrario estes números seriam muito inferiores, refletindo a complexidade logística do mesmo.
    O Tiger esta tendo uma excelente atuação no Afeganistão graças à estrutura proporcionada por seu operador e suas qualidades táticas e operacionais...
    Teclogos o canhão é indispensável em um helicóptero de ataque dedicado, para tanto a versão UHT (Alemã) recebera futuramente o canhão alemão Rheinmetall RMK30 de 30 mm, que possui uma maior precisão e alcance e um menor recuo, frente ao canhão francês Nexter GIAT 30 M781. Porem como bem citado por você caso o Tiger UHT fosse utilizado hoje em uma situação de COIN (Contra - insurgência) provavelmente ele não teria a mesma efetividade de uma versão equipada com canhão.

    Um grande abraço teclogos...

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