segunda-feira, 14 de junho de 2010


O Kamov KA-50 é um helicóptero de ataque dedicado desenvolvido para substituir o MI-24 Hind. Foram desenvolvidas duas versões a KA-50 A e a KA-50 N.
O custo básico unitário do KA-50 N é de aproximadamente 20 milhões de dólares.

O KA-50 possui diversas características inovadoras em helicópteros de ataque, como o rotor coaxial e o assento ejetável, itens nunca presentes em um helicóptero de ataque

O Kamov KA-50 foi desenvolvido para substituir o Mil MI-24 Hind na função de helicóptero de ataque. O MI-24 era um helicóptero de assalto aeromóvel, já o novo helicóptero de ataque soviético seria um helicóptero de ataque dedicado, o que dispensaria a cabine de transporte de infantes, reduzindo o peso e o tamanho da aeronave o que o tornaria pequeno, rápido e ágil, elevando a capacidade de sobrevivência e letalidade do vetor. Como alternativa ao programa a Kamov desenvolveu em 1975 o protótipo Kamov V-80 que teve como base o conceito Kamov V-60, que era composto por dois rotores em tandem e dois cockpits em uma configuração tandem, porem o V-80 se diferenciou bastante do V-60 sendo equipado com um conjunto de rotores contrapostos e um conjunto de asas, que tinham como função ser equipadas com pontos fixos para o transporte de armamentos. O V-80 também era equipado com um conjunto de escapes com difusores que resfriavam e direcionavam o fluxo dos propulsores para ambos os lados da fuselagem, visando à redução da assinatura IR do vetor.

Os desenvolvedores do V-80 tinham em mente desde o principio desenvolver um vetor rápido, ágil, com grande capacidade de transporte de armamentos e com uma assinatura IR reduzida, estas características foram integradas com a utilização de rotores contrapostos, um conjunto de asas para instalação de pontos fixos e supressores IR nos bocais de exaustão dos propulsores

Durante o desenvolvimento do V-80 a Kamov realizou um minucioso estudo sobre o desempenho e operação de helicópteros de ataque no Afeganistão e em outros campos de guerra pelo mundo, onde constatou que a navegação, comunicação, operação do sistema de armas, o disparo de armamentos e manobras evasivas não eram realizadas ao mesmo tempo, possibilitando a perfeita operação do vetor com apenas um piloto, porem isto gerava uma grande carga de trabalho ao piloto, empecilho que foi resolvido com a automação de vários sistemas, reduzindo drasticamente a carga de trabalho do tripulante em combate. Porem o grande diferencial do vetor da Kamov era seu sistema de rotores contrapostos, este sistema já amplamente utilizado pela empresa tinha inúmeras vantagens frente aos rotores convencionais, pois o sistema de rotores contrapostos não necessitava do rotor de cauda, visto que o sistema funciona com dois conjuntos de hélices sobrepostas girando em sentidos opostos eliminando uma o torque da outra. Com a eliminação do rotor de cauda que “rouba” até 30% da potencia do motor o Kamov KA-50 dispõe de 100% de sua potencia direcionada aos rotores, proporcionando um maior desempenho e manobrabilidade ao vetor. Com a utilização de dois conjuntos de rotores as hélices podem ser menores sem perder eficiência. Outra vantagem é a redução do ruído, pois nos sistemas convencionais os fluxos de ar do rotor principal e do de cauda interagem gerando fortes ruídos, mas outra grande vantagem deste sistema é que o vetor é imune a mudanças repentinas de direção e força do vento, pela eliminação do rotor de cauda, e graças à ausência deste sistema o KA-50 pode realizar curvas planas em todas as gamas de velocidades, facilitando sua operação em alta velocidade e em baixa altitude.

O grande diferencial do KA-50 era seu sistema de rotores contrapostos, que tinha inúmeras vantagens frente aos rotores convencionais, como a eliminação do rotor de cauda que “rouba” até 30% da potencia do motor. Graças a este sistema de rotores contrapostos o Kamov KA-50 dispõe de 100% de sua potencia direcionada aos rotores, proporcionando um maior desempenho e manobrabilidade ao vetor

Em 1980 o governo soviético autorizou a construção de dois protótipos de cada modelo concorrente, o primeiro protótipo do Kamov V-80 designado 010 voou em 17 de junho de 1982, este modelo voou com diversas configurações aerodinâmicas das barbatanas visando o aperfeiçoamento da fuselagem, em 10 de novembro de 1982 voou o primeiro protótipo do MIL MI-28 designado 012, o segundo protótipo da Kamov designado 011 voou em dezembro de 1983, seguido pelo 2º protótipo da MIL designado 022. Em outubro de 1984 a união soviética selecionou o Kamov KA-50 para o papel de helicóptero de ataque dedicado, por considerarem o mesmo ter um desempenho superior ao de seu concorrente por possuir uma melhor blindagem, armamentos e desempenho de voo, porem o desenvolvimento do MI-28 foi mantido pela Mil, onde posteriormente também equiparia as forças armadas Russas.

O KA-50 A foi a primeira versão do Black Shark e era equipado com o sistema Shkval, que era um conjunto de sistemas de detecção, identificação e designação por TV, aliado a um designador laser e um telêmetro laser

No final de 1984 foi decidido que uma versão aperfeiçoada sob o nome de V-80 Sh-1 seria o padrão de produção seriada, porem graças aos baixos orçamentos da época isto não foi possível, sendo que somente em 1990 o 5º protótipo designado 015 saiu de fabrica equipado com um acento ejetor, porem o desenvolvimento do KA-50 A possuía alguns contratempos como a incapacidade do vetor operar em ambientes noturnos, graças ao sistema Shkval que era um conjunto de sistemas de detecção, identificação e designação por TV, aliado a um telêmetro laser e um designador laser com um alcance de 10 km, ao mesmo tempo estava em desenvolvimento à versão de operação noturna do MI-28 designada MI-28 N, com isto a produção do KA-50 foi paralisada. Como consequência a Kamov iniciou o desenvolvimento de uma nova versão com capacidade noturna designada KA-50 N (Nochnoy - Noite), que também era conhecida como KA-50 Sh (Shar – esfera) pela aparência esférica da torreta do sistema FLIR. Muitas variantes foram testadas, incluindo algumas com a utilização do sistema original “Shkval” apoiado por um sistema FLIR, porem posteriormente o sistema foi completamente substituído pelo sistema Samshit 50 T, que é composto por um sistema FLIR, um designador de alvos laser, um telêmetro laser com um alcance de 10 km e um sistema de TV para abordagens diurnas. O KA-50 também é equipado com um HMD (Helmet Mounted Display) HMD Zh-3YM-1 Schchel-3U montado no capacete, este sistema é o mesmo utilizado nos caças MIG-29 e SU-27 para designação de alvos, sendo capaz de designar alvos para o míssil ar-ar R-73, possibilitando o lançamento fora do ângulo de visada helicóptero. O KA-50 também pode ser equipado com o novíssimo HMD de 3º geração HMTIS (Helmet Mounted Target and Indication System). A de se ressaltar que o KA-50 é juntamente com o Kamov KA-52 o único helicóptero em operação equipado com este sistema.

O KA-50 N é a versão com capacidade de combate noturno do KA-50, esta versão se diferencia pela substituição do sistema Shkval pelo sistema Samshit 50 T, que é composto por um sistema FLIR, um designador de alvos lazer, um telêmetro lazer e um sistema de TV para abordagens diurnas

Um dos pontos mais trabalhados no desenvolvimento do KA-50 foi a sua capacidade de sobrevivência e segurança da tripulação, para tanto a estrutura da cabine do KA-50 é capaz de resistir a disparos de 23 mm e as janelas são capazes de resistir a disparos de 12,7 mm. As outras áreas vitais tais como estrutura coaxial, hélices e o tanque de combustível são projetados para resistir a disparos de 23 mm, o tanque de combustível ainda possui um sistema anti-explosão e anti-vazamento composto por um sistema auto selante poroso, um preenchimento de cobre e um completo sistema de extinção de incêndio, as hélices são capazes de resistir a vários impactos de 23 mm, fornecendo a capacidade de voo seguro mesmo após ter sido atingida. Abaixo do compartimento de munições existe uma placa de kevlar e Nomex de 1m2, que visa proteger as munições e sistemas críticos próximos. Os propulsores são posicionados nas laterais da fuselagem bem espaçados um do outro e separados pela caixa de transmissão para reduzir a probabilidade de danos simultâneos. As turbinas tem uma vida útil de 30 minutos sem óleo e podem assegurar a possibilidade voo com apenas um propulsor. O KA-50 teve seus sistemas hidráulicos, elétricos e circuitos de controles duplicados e foi equipado com um completo sistema de testes e diagnósticos que garante um rápido tempo de respostas as manutenções necessárias, possibilitando uma disponibilidade mínima de 12 dias de combate longe da base com uma manutenção básica. O equipamento de bordo é facilmente acessível para inspeção de campo e assistência técnica ao nível do chão através de grandes painéis articuláveis na fuselagem do vetor.

Para elevar ao máximo a capacidade de sobrevivência do vetor e da tripulação, a estrutura da cabine do KA-50 é capaz de resistir a disparos de 23 mm e as janelas a disparos de 12,7 mm. As demais áreas vitais são projetadas para resistir a disparos de 23 mm. O tanque de combustível ainda possui um sistema anti-explosão e anti-vazamento e as hélices são capazes de resistir a vários impactos de 23 mm, fornecendo a capacidade de voo seguro mesmo após ter sido atingida

Para elevar ainda mais a capacidade de sobrevivência do vetor o mesmo é equipado com um sistema de contramedidas eletrônicas e descartáveis, sendo composto por um sistema de alerta de laser LES (laser warning systen) L140 Otklik, alerta de lançamento de míssil MLWS (missile launch and warning systen) Mak-UFM , um sistema de jammer IR L370-5 Vitebsk e dispensadores de chaff e flare UV-26. Outro equipamento que eleva a capacidade de sobrevivência do vetor é o sistema de supressores IR instalados nos dutos de exaustão dos propulsores, que resfriam e direcionam o fluxo para longe da estrutura do vetor reduzindo sua assinatura IR.
O KA-50 conta com um sistema inovador que visa elevar ao máximo a segurança de sua tripulação, este sistema é o assento ejetor K-37-800, sendo o primeiro helicóptero operacional equipado com este tipo de sistema. O KA-50 ejeta as hélices do rotor principal para possibilitar a ejeção do piloto a velocidades de 0-350 km/h em altitudes de 0-6.000 metros, porem este sistema também possibilita a ejeção invertida em velocidades de 0-330 km/h a uma altitude mínima de 90 metros. O assento é equipado com um kit de sobrevivência NAZ-7M, um bote salva-vidas e um sistema de paraquedas PS-37A.

O KA-50 possui um elevado nível de automação de seus sistemas, visando à redução da carga de trabalho do tripulante em combate para a eliminação da necessidade de um segundo tripulante

O Kamov KA-50 é propulsado por duas turbinas Klimov VK-2500 que possuem uma potencia máxima unitária de 2700 HP e são posicionadas nas laterais da fuselagem, sendo “totalmente” isolados e independentes. O trabalho independente dos motores assegura a possibilidade do voo com apenas um motor em funcionamento. Uma das características deste propulsor é a capacidade de operar em ambientes quentes com temperaturas de + 40º C. Esta motorização garante uma excelente manobrabilidade ao KA-50 possibilitando ao vetor efetuar manobras de + 3,5 G, voar para trás e lateralmente a 100 km/h e mergulhar a 390 km/h.

Graças a enorme potencia do KA-50 o mesmo pode voar para trás e lateralmente a 100 km/h e mergulhar a 390 km/h

O KA-50 é equipado com o canhão 2A42 de 30 mm, que fica posicionado na lateral direita do vetor em uma estrutura semi-rigida, possuindo uma mobilidade vertical de apenas +10º e –45º e horizontal de ±15º, o que limita sua mobilidade, porem aumenta sua precisão, proporcionando um alcance efetivo de 3 km. O piloto pode selecionar uma cadencia de disparo de 300 ou 600 disparos por minuto e o tipo de munição (Fragmentação e incendiaria alto explosiva), possuindo uma capacidade para 460 munições. O KA-50 pode ser equipado com até 4 PODs de foguetes de 80mm e 122mm, sendo eles os PODs lançadores de foguetes B-8M1 e B8V20-A, que podem ser equipados com até 20 foguetes S-8 Rocket de 80mm e o POD B-13L que pode ser equipado com até 5 foguetes S-13 Rocket de 122mm. O KA-50 também pode ser equipado com PODs com canhões, como o Gun POD UPK-23-250 que consiste em um POD com um canhão duplo GSh-23 de 23mm com 250 munições, Gun POD SPPU-22 que é composto por um POD com um canhão duplo móvel GSh-23 de 23mm com 260 munições ou o Gun POD SPPU-6 que é equipado com um canhão móvel giratório com seis canos de 23mm, que possui uma capacidade para 500 munições. No quesito mísseis o KA-50 pode ser armado com até 16 mísseis 9A1472 Vikhr (AT-16 “Scallion”), que possui um alcance máximo de 8 km, possuindo uma probabilidade de acerto de 0.95 contra alvos fixos a esta distancia, este míssil esta equipado com uma ogiva integrada a um fusível de proximidade (5 Metros), que possibilita ao AT-16 atacar alvos aéreos voando a até uma velocidade de 800 km/h. Outro armamento ar-superfície é o míssil Kh-25 (AS-10 "Karen"), que pode ser utilizado em todas as suas versões.
O KA-50 ainda pode ser equipado com os mísseis ar-ar 9K38 IGLA-V com um alcance de 5.2 km ou o poderosíssimo míssil ar-ar Vympel R-73 (AA-11 Archer), incluindo sua versão mais moderna R-73 M. No que se diz a bombas o KA-50 pode ser equipado com até duas bombas de 500kg incluindo a bomba incendiaria “Naplm” ZB-500 ou 4 bombas de 250kg, além de dispensadores de submunições como KMGU-2 e um contêiner dispensador de submunições .

O KA-50 pode transportar 2300 kg de carga externa, sendo que 2000 kg podem ser transportados em suas 4 estações de armas. O KA-50 pode ser equipado com até 4 tanques de combustível de 500 litros (132 Galões)

FICHA TÉCNICA
Velocidade máxima: 340 Km/h
Velocidade de cruzeiro: 310 Km/h
Raio de ação/Alcance máximo: 460 km /1160 km
Taxa de subida:600 m/min.
Fator de carga: +3.5 Gs
Altitude máxima:5500 m
Empuxo: 2 X Klimov VK-2500 com 2700 HP cada.
Dimensões
Comprimento:13.50 m
Altura: 4.9 m (4 m trem de pouso recolhido)
Diâmetro do rotor:14.50 m
Peso vazio:7.800 kg
Peso máximo de decolagem:10.800 kg

ARMAMENTO
Mísseis Ar-Ar: IGLA-V, R-73 M.
Mísseis Ar-Superfície: AT-16 “Scallion”, AS-10 "Karen", foguetes S-13 Rocket, S-8 Rocket.
Bombas: ZB-500, dispensadores de submunições KMGU-2, contêiner (Casulo) de submunições.
Interno: 1x Shipunov 2A42 30mm

Abaixo um vídeo de demonstração do KA-50


10 comentários:

  1. Wellington, valeu pelo post. Esta máquina é de fazer qualquer um sonhar.

    O BraSil bem que poderia se interessar por esta "coisa"...

    Seria o par ideal para os Sabres e para os EC-725. Quem sabe?? a Copa do Mundo e as Olimpíadas estão vindo por aí. Por este preçinho...

    ResponderExcluir
  2. Probus com certeza! Este tipo de helicóptero dedicado é o ideal para o EB que tem como função contrapor blindados e tropas, porem ao mesmo tempo um helicóptero de assalto aeromóvel totalmente multifuncional é perfeito para a FAB, executando bem todas as suas funções destinadas naquela força.
    Quem sabe? O EB necessita de helicópteros de ataque e na minha opinião um helicóptero de ataque dedicado, aliado a um de assalto aeromóvel multifuncional seria o ideal, mas caso o EB fosse equipado somente com os MI-35 M também não seria uma má pedida.
    Um grande abraço Probus...

    ResponderExcluir
  3. Materia espetacular.
    Casso esteja errado me desculpe, ok amigos.
    Deve ser melhor que o Eurocopter Tigre . O mais novo helicóptero de emprego militar o EC645. E o helicópteros de ataque A129 Mangusta . sem falar que é superior ao apache doS EUA.
    Concordo com vcs amigos o Brasil poderia ter alguns helicópiteros como este.
    Abraço amigos.

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado mauro.
    mauro em breve vocês poderão comparar os vetores citados pelas novas matérias!
    Um grande abraço Mauro...

    ResponderExcluir
  5. Excelente matéria sobre esses diversos Helis, eu li aquelas sobre as aves do oriente e pretendo separar um tempo para ler calmamente estas novas também, abraços.

    ResponderExcluir
  6. Ronaldosamurai muito obrigado fico muito feliz que tenha gostado!
    Em breve voltaremos com mais matérias sobre as diversas “aves” do mundo!
    Um grande abraço ronaldosamurai...

    ResponderExcluir
  7. welington, gostei muito dessa materia sobre o ka-50. Realmente é um helicoptero muito letal e seria muito bom te-lo por aqui em nossas forças. Voce deveria sempre que possivel mostrar mais sobre material militar russo.So conhecemos nossos materias aqui do acidente e quase nada sobre armas e sistemas russos.Tem muita coisa interessante sobre armamentos de procedencia russa. Até mais e parabens sobre suas materias

    ResponderExcluir
  8. Olá Beatriz é um enorme prazer ver que o publico feminino também esta gostando do BLOG.
    Beatriz este é um dos objetivos, demonstrar com qualidade não só os meios bélicos ocidentais, mas também os “orientais”, para tanto estou com a posse de raros e vastos materiais sobre os meios Russos e Chineses disponibilizados pelo nosso amigo e colaborador Rustam Bogawtinov.
    A próxima matéria será sobre o Kamov KA-52 e dará um choque em quem não conhecia a fundo este vetor pela sua avionica extremamente avançada, excelente desempenho e poder de ataque proporcionado pelos seus armamentos...
    Um grande abraço Beatriz...

    ResponderExcluir
  9. Valeu pela pela materia relalmente foi a fundo a respeito dessa maquina de guerra.Gostaria de ver uma materia de um nivel desse sobre o mi-26
    HALO ok!

    ResponderExcluir
  10. drycconwa muito obrigado!
    Sua sugestão já esta anotada e será alvo de uma futura materia.
    Um grande abraço drycconwa

    ResponderExcluir