O AIDC F-CK-1 Ching kuo é um caça de 4º geração desenvolvido para substituir os Northrop F-5 E/F e Lockheed F-104, visando contrapor os caças Chineses J-7 e J-8 e para servir de veiculo de avanço para a indústria nacional.
O F-CK-1 foi desenvolvido pela AIDC, em cooperação com a General Dynamics, o Ching-kuo possui diversas similaridades com os projetos americanos similares, o que foi influenciado pela General Dynamics para a redução nos custos de desenvolvimento com designs comprovadamente eficientes, o que reduziria substancialmente o tempo de desenvolvimento e os custos do programa. O Ching-kuo recebeu um nariz derivado do F-20 Tigershark, layout das asas do F-16, estabilizador vertical, tailerons e os freios aerodinâmicos são bastante similares aos usados no F-16, os bocais de entrada dos dutos do motor possuem um design e posição similar aos do F-18 Hornet, o cockpit se parece bastante com o do F-16, sendo equipado com um HUD grande e angular, dois MFD,controle Side-stick (joystick ) e comando HOTAS como no F-16. O custo unitário básico do F-CK-1 é de aproximadamente 24 milhões de dólares.
O F-CK-1 foi desenvolvido pela AIDC, em cooperação com a General Dynamics, o Ching-kuo possui diversas similaridades com os projetos americanos similares. O Ching-kuo recebeu um nariz derivado do F-20 Tigershark, layout das asas do F-16, estabilizador vertical, tailerons e os freios aerodinâmicos são bastante similares aos usados no F-16, os bocais de entrada dos dutos do motor possuem um design e posição similar aos do F-18 Hornet, o cockpit se parece bastante com o do F-16, sendo equipado com um HUD grande e angular, dois MFD,controle Side-stick (joystick ) e comando HOTAS como no F-16.
Taiwan iniciou o desenvolvimento do IDF (Indigenous Defence Fighter) em Maio de 1982, depois que o governo Americano se recusou a vender os caças F-16 e F-20 para Taiwan, que visava a substituição de seus caças Northrop F-5 E/F e Lockheed F-104. A Aerospace Industrial Development Corporation (AIDC) foi escolhida em 1983 para ser a responsável pelo gerenciamento do programa, 4 empresas ficaram responsáveis pelo desenvolvimento de 4 áreas essenciais para o sucesso do programa, a Ying-Yang (鹰扬) "Soaring Eagle" ficou responsável pelo desenvolvimento das estruturas, a Yun-Han (云汉) "Cloud Man" pelo desenvolvimento do motor, Tien-Lei (天雷) "Sky Thunder" ficou com o desenvolvimento da aviónica e a Tien-Chien (天剑) "Sky Sword" pelo desenvolvimento dos mísseis ar-ar, porém o programa IDF contou com uma considerável assistência da General Dynamics na célula estrutural da aeronave, da Garrett (Honeywell) na motorização e da General Electric no sistema de radar, o que foi essencial para o sucesso do desenvolvimento do vetor.
O ministério da defesa designou o primeiro protótipo 10001 como F-CK-1, onde o F representa Fighter, CK Ching Kuo e o numero 1 simboliza o primeiro caça desenvolvido no país.
O primeiro protótipo 10001 foi vulgarmente designado A-1 e foi implementado em 10 de dezembro de 1988, em uma cerimônia no AIDC presidida pelo então presidente Lee Teng-hui. A aeronave foi formalmente nomeada “Ching Kuo ", em memória do falecido presidente Chiang Ching-kuo. Posteriormente o ministério da defesa o designou como F-CK-1, onde o F representa Fighter, CK Ching Kuo e o numero 1 simboliza o primeiro caça desenvolvido no país.
Para se preparar para o primeiro vôo a AIDC realizou de 9 a 19 de janeiro de 1989 um First Flight Readiness Review (FFRR), onde foram identificados 123 itens que necessitavam de melhorias ou substituição, a maioria destes itens estavam relacionados com o Digital Flight Control System ( DFCS). Após sanar todas as anomalias o AIDC marcou o primeiro vôo para o dia 28 de maio de 1989. O primeiro protótipo 10001 denominado A-1 realizou com sucesso seu primeiro vôo em 28 de maio de 1989 escoltado por um Northrop F-5 F (5391) e um AIDC AT-3 (0.825) em um vôo de 22 minutos.
Um total de quatro protótipos foram construídos, os três primeiros 10001 A-1, 10002 A-2, e 10003 A-3 utilizavam um esquema de cores azul, branco e vermelho, já o 4º protótipo 10004 B -1 foi o primeiro protótipo bi posto e utilizava um novo esquema de cores de camuflagem em tons de cinza. O 2º protótipo (10002 A-2) teve seu primeiro vôo em 27 de setembro de 1989, o 3º protótipo (10003 A-3) em 10 de janeiro de 1990 e o 4º (10004 B -1) voou pela primeira vez em 10 de julho de 1990.
A construção das aeronaves de pré produção se iniciou em 1990, sendo produzidas 10 aeronaves (6 mono posto e 4 bi posto), que foram entregues entre 1992 e 1993.
Inicialmente previa-se a construção de 250 F-CK-1 para a substituição dos Northrop F-5 E/F e Lockheed F-104, por causa dos embargos de vendas de armamentos que Taiwan sofria na época, mas com a liberação das vendas de armas de alta tecnologia em 1991 o numero de F-CK-1 foi reduzido para 130 vetores, que foram complementados por 150 F-16 A/B Block 20 e 60 Mirage 2000-5E.
Desde 2001 esta em desenvolvimento uma nova versão do F-CK-1 designada F-CK-1 C / D Ying Hsung. Esta versão esta equipada com um novo computador de controle de vôo de 32-bits, novo computador de missão, novo head-up display, novo radar de controle de fogo, maior capacidade de transporte de mísseis (4 Tianchien II ao invés de 2 nas versões anteriores), integração de novos armamentos, melhorias estruturais e um CFT (Conformal Fuel Tank com capacidade para 771 kg de combustível). O primeiro protótipo F-CK-1 C 10005 (mono posto) voou pela primeira vez em 9 de outubro de 2006, seguido pelo primeiro vôo do F-CK-1 D 10006 (Bi posto) em 27 de março de 2007. Ambas as aeronaves foram demonstrados em uma cerimônia na instalação da AIDC em Taichung no dia 27 de março de 2007. Na cerimônia o presidente Chen Shui-bian renomeou a nova variante como Ying Hsung contra o antigo nome Shiang Seng.
A nova versão do F-CK-1 se chama F-CK-1 C / D Ying Hsung, esta possui diversas melhorias em comparação com as versões anteriores do Ching Kuo, como um novo computador de controle de vôo de 32-bits, novo computador de missão, novo head-up display, novo radar de controle de fogo, maior capacidade de transporte de mísseis (4 Tianchien II ao invés de 2 nas versões anteriores), integração de novos armamentos, melhorias estruturais e um CFT (Conformal Fuel Tank com capacidade para 771 kg de combustível).
O F-CK-1 é equipado com o barramento de dados MIL-STD 1553 B, este sistema confere ao F-CK-1 a capacidade de utilizar avionicos e armamentos de “qualquer” procedência, dando um vasto leque de avionicos e armamentos para este vetor. O ching Kuo possui uma avionica modular o que facilita sua manutenção e a modernização do vetor com a substituição da avionica por uma mais moderna.
O F-CK-1 A/B/C/D é equipado com o radar multi-modo de pulso Doppler GD-53 Golden Dragon, que é uma derivação direta do AN/APG-67, que foi desenvolvido para o F-20, porem o GD-53 utiliza alguns componentes do AN / APG-66 utilizado pelo F-16 A, o que resultou na capacidade de olhar para baixo. O GD-53 pode rastrear simultaneamente 10 alvos e engajar dois, o alcance máximo do GD-53 é de 128 km.
O F-CK-1 é equipado com o barramento de dados MIL-STD 1553 B, este sistema confere ao F-CK-1 a capacidade de utilizar avionicos e armamentos de “qualquer” procedência. O ching Kuo possui uma avionica modular o que facilita sua manutenção e a modernização do vetor com a substituição da avionica por uma mais moderna.
O F-CK-1 utiliza uma motorização ITEC TFE1042-70 (F125-GA-100) com 27kn de a seco e 42kn com pós combustão. O F125-GA-100 é produzido pela ITEC. A ITEC (International Engine Turbine Corporation) é uma joint venture entre a Honeywell (ex Garrett) e a AIDC (Aerospace Industrial Development Corporation) . Apesar da baixa potencia deste propulsor comparado a outros similares o mesmo consegue dar uma boa relação peso potencia ao ching kuo graças ao baixo peso da aeronave.
O F-CK-1 utiliza uma motorização ITEC TFE1042-70 (F125-GA-100) que é produzida pela ITEC. A ITEC (International Engine Turbine Corporation) é uma joint venture entre a americana Honeywell (ex Garrett) e a taiwanesa AIDC (Aerospace Industrial Development Corporation).
Graças ao barramento de dados MIL-STD 1553 B o F-CK-1 pode ser adaptado com a maioria dos armamentos disponíveis, porem o mesmo sai programado de fabrica para utilizar no cenário WVR o míssil TC-1 sky sword 1 (Tien Chien I) com um alcance máximo de 15 km, para o cenário BVR o míssil TC-2 Sky Sword II (Tien Chien II) que possui um alcance máximo de 60km. Para missões ar-superfície o Ching Kuo pode ser equipado com bombas de queda livre MK-82/83/84, bombas de fragmentação GBU-87, mísseis AGM-65 B Maverik com 27 km de alcance, míssil anti navio Hsiung Feng 2 com alcance máximo de 160 km contra embarcações, este míssil é guiado por sistema inercial, radar e por um sensor infravermelho, o que lhe confere uma excelente precisão e resistência a contramedidas, o Ching Kuo pode transportar até 3 mísseis Hsiung Feng 2, o que lhe da um excelente poder de dissuasão contra embarcações. Esta em fase de testes a bomba de fragmentação guiada por GPS Wan Chien, que possuirá um alcance superior a 100km elevando ainda mais a capacidade de ataque deste vetor. O canhão utilizado por este vetor é o M61A1 Vulcan de 20 milímetros, este canhão possui uma cadencia de tiro de 6000 tiros por minuto e uma capacidade para 511 munições.
Um dos pré requisitos do programa IDF era o desenvolvimento local de armamentos eficazes para o F-CK-1, esta requisição foi eficientemente completada com a ajuda americana no desenvolvimento dos mísseis WVR Tien Chien I com um alcance máximo de 15km e do BVR Tien Chien II com um alcance máximo de 60km, dando uma excelente capacidade de combate nos cenários de curto e médio alcance ao F-CK-1.
FICHA TÉCNICA
Velocidade máxima: Mach 1.65
Razão de subida:15.240 m/min
Potencia: 0.93
Fator de carga:9Gs
Raio de ação/ alcance: 550 km/1100km
Alcance do Radar:128 km
Empuxo: 2 X ITEC TFE1042-70 (F125-GA-100) com 27kN de potencia a seco e 42kN com pós-combustão
DIMENSÕES
Comprimento:14,21 m
Envergadura: 9,46m
Altura:4,42 m
Peso vazio:6.468Kg
Peso máximo de decolagem:12,200 Kg
ARMAMENTO
Mísseis Ar-Ar: WVR TC-1 sky sword 1 (Tien Chien I), BVR TC-2 Sky Sword II (Tien Chien II)
Ar-Superfície: míssil AGM-65 B Maverik, Hsiung Feng 2
Bombas: GBU-87, MK-82/83/84
Interno: Um canhão M61A1 Vulcan de 20 milímetros
O Ching Kuo possui uma capacidade de carga de 4.080kg de mísseis, bombas e tanques externos, que são transportados em 8 pontos fixos (6 nas asas e 2 na sessão ventral). O F-CK-1 pode ser equipado com 3 tanques de combustível externo com 1041 litros cada, 1 sob a sessão ventral e 2 sob as asas. Na versão C/D o mesmo pode ser equipado com um CFT (Conformal Fuel Tank com 771 kg de combustível).
Abaixo um vídeo de demonstração do AIDC F-CK-1 C/D
Interessante, usaram soluções bem convencionais para produzir um caça de 4a. geração, é uma forma inteligente de compensar o risco de um projeto novo. Pena que não entraram na competição do FX-2
ResponderExcluirazul com certeza, os americanos e taiwaneses souberam economizar ao máximo neste programa com a utilização de formas e tecnologias comprovadamente eficientes.
ResponderExcluirazul O F-CK-1 não é uma aeronave eficaz para os novos propósitos da FAB, que é de uma aeronave de primeira linha para garantir a superioridade aérea no país frente à possíveis agressores. O Ching Kuo foi desenvolvido para substituir os caças F-5 E/F de 3º geração e o F-104 de 2º geração. Atualmente no cenário sul-americano uma aeronave de 4.5G seria suficiente, porem a médio e longo prazo as chances de nações vizinhas possuírem caças de 5º geração é muito grande, desta forma a melhor opção seria desenvolver em parceria, construir e montar uma aeronave de 5º geração como o PAK FA ou o J-XX, mas infelizmente isto é quase impossível de ocorrer.
Um grande abraço azul.
"(...) os bocais de entrada dos dutos do motor possuem um designer e posição similar aos do F-18 Hornet (...)"
ResponderExcluirPor favor, designer é quem faz o design.
O que é aquilo entre as saídas de ar dos motores (na penúltima foto dá pra ver bem)? Parece um gancho pra aviões embarcados.
ResponderExcluirMauricio Perninha muito obrigado pelo aviso.
ResponderExcluirUm grande abraço Mauricio Perninha...
Ara aquele gancho na cauda do F-CK-1 é para enganchar os cabos do sistema de retentor de aterragem para pistas curtas, que desacelera a aeronave similarmente como ocorre nos porta aviões. O Grande diferencial de uma aeronave com gancho de aterragem para pistas curtas em solo, para uma para preparada para pousos em navios aeródromos é que o trem de pouso e toda a estrutura da aeronave são reforçados para suportar as cargas excessivas de um pouso que ocorre geralmente com velocidade de 250 km/h em com uma pista de cerca de 60m, o que gera uma enorme desaceleração e provocaria danos em uma aeronave não preparada para suportar estas cargas.
ResponderExcluirUm grande abraço Ara.
Grande wellington, parabéns cara pela excelente materia, esta abordagem das aves raras do oriente esta sendo fantástica, pois pouco vemos em sites em português se falar em tais aeronaves, eu sugiro também para a serie do oriente o F-1 japonês seria interessante
ResponderExcluirUm abração
Angelo muito brigado pela sugestão, farei uma matéria sobre o Mitsubishi F-1 próxima da matéria sobre o Xian JH-7, o que pode demorar um pouquinho, porem lhe asseguro que teremos logo logo uma matéria sobre mais um excelente caça oriental.
ResponderExcluirUm grande abraço meu amigo.
Welington meu amigo,
ResponderExcluirando meio ocupado nesses últimos tempos e só agora consegui tempo para ler a nova matéria do Blog.
Uma vez mais, parabéns pela escolha do caça (como sabemos, matérias sobre caças não ocidentais não são muito comuns no Brasil) e pela qualidade da mesma.
abração
Muito obrigado Hornet!
ResponderExcluirUm grande abraço...
Welington,
ResponderExcluiré só pra constar: a sugestão do Angelo é boa.
Daria para fazer uma matéria, depois, falando sobre as "versões asiáticas" dos caças americanos...o que acha?
abração de novo
Daria sim Hornet, é uma boa idéia!
ResponderExcluirUm grande abraço meu amigo...