quarta-feira, 14 de julho de 2010


O Kamov Ka-52 Alligator (Hokum-B) é um helicóptero biposto que evoluiu a partir do Ka-50 Black Shark. O KA-52 foi desenvolvido para engajar alvos aéreos e de superfície como veículos blindados, pequenas embarcações, helicópteros, caças e demais aeronaves subsônicas, instalações terrestres e conjuntos de infantaria em todas as condições meteorológicas. Graças a seu sistema de rotores coaxiais o Alligator é mais manobrável que qualquer outro helicóptero de ataque em produção com a exceção de seu irmão o KA-50. O KA-52 pode executar missões de reconhecimento, apoio aéreo aproximado, escolta ar-ar, ar-mar e ar- terra. Ele também pode trocar dados simultaneamente com outros helicópteros. O custo básico unitário do KA-52 é de 17 milhões de Euros e em sua versão completa o custo unitário é de 22 milhões de Euros.

Com o acréscimo de novos sistemas frente ao KA-50, o KA-52 ficou extremamente multifuncional e letal em qualquer cenário

No inicio de 1980 enquanto os testes comparativos do V-80 (Protótipo do KA-50) e do MI-28 ainda estavam em curso, à equipe de design da Kamov expos uma proposta para o desenvolvimento de um novo helicóptero de ataque dedicado, que teria como funções principais ser o comandante de esquadra, integrar os vetores da operação e a base em terra por meio de uma rede de comunicações, apoiar os demais helicópteros, realizar o reconhecimento do campo de batalha detectando e localizando alvos e os designando ao restante do esquadrão. No entanto com as dificuldades econômicas que atingiram o país no final dos anos 1980 o desenvolvimento do programa deste novo vetor ficou prejudicado, o que levou aos designers da Kamov a desenvolver uma versão modificada do KA-50 na qual receberia um completo sistema de detecção e designação de alvos, e de sistemas de comunicação. Esta nova versão exigiu um segundo tripulante para operar a suíte de radar e sistemas de comunicação. A Kamov decidiu usar assentos side by side (Lado a lado) para facilitar a cooperação e o trabalho em conjunto dos tripulantes, que contavam com o contato visual nesta configuração. Outra vantagem da configuração dos tripulantes um ao lado do outro foi à exclusão da duplicidade de instrumentos que podiam ser compartilhados pelos dois.
O primeiro protótipo do KA-52 foi uma modificação do KA-50 para testes estáticos concluída em 1995, em novembro de 1996 foi concluída a construção de uma versão atualizada do modelo, que realizou seu primeiro voo no dia 25 junho de 1997, tendo seu continuo desenvolvimento e aperfeiçoamento realizado até 2008, ano em que se iniciou sua produção em serie. O KA-52 utiliza 85 % dos componentes estruturais e dos sistemas principais do KA-50.

Um dos pontos mais trabalhados no desenvolvimento do KA-52 assim como no KA-50 foi a sua capacidade de sobrevivência e segurança da tripulação, para tanto a estrutura da cabine do KA-52 é capaz de resistir a disparos de 23 mm e as janelas são capazes de resistir a disparos de 12,7 mm. As outras áreas vitais tais como estrutura coaxial, hélices e o tanque de combustível são projetados para resistir a disparos de 23 mm, o tanque de combustível ainda possui um sistema anti-explosão e anti-vazamento composto por um sistema auto selante poroso, um preenchimento de cobre e um completo sistema de extinção de incêndio, as hélices são capazes de resistir a vários impactos de 23 mm, fornecendo a capacidade de voo seguro mesmo após ter sido atingida. Abaixo do compartimento de munições existe uma placa de kevlar e Nomex, que visa proteger as munições e sistemas críticos próximos. Os propulsores são posicionados nas laterais da fuselagem bem espaçados um do outro e separados pela caixa de transmissão para reduzir a probabilidade de danos simultâneos. As turbinas tem uma vida útil de 30 minutos sem óleo e podem assegurar a possibilidade voo com apenas um propulsor. O KA-52 teve seus sistemas hidráulicos, elétricos e circuitos de controles duplicados, e foi equipado com um completo sistema de testes e diagnósticos que garante um rápido tempo de respostas as manutenções necessárias, possibilitando uma disponibilidade mínima de 12 dias de combate longe da base com uma manutenção básica. O equipamento de bordo é facilmente acessível para inspeção de campo e assistência técnica ao nível do chão através de grandes painéis articuláveis na fuselagem do vetor, assim como no KA-50 os rotores e engrenagens não necessitam de lubrificação, o que reduz a carga de trabalho e o tempo de manutenção do vetor. Porem com o aumento da estrutura, acréscimo de mais um tripulante e de novos sistemas, o peso do vetor foi elevado consideravelmente, como alternativa a Kamov reduziu a capacidade de munições do canhão de 460 para 240, e reduziu a blindagem do vetor em alguns pontos como abaixo do compartimento de munições, que teve sua capacidade reduzida. O peso normal de decolagem aumentou em 600 kg em relação ao KA-50, que teve como consequência uma significativa perda de desempenho em relação ao KA-50, porem manteve o vetor muito mais ágil e manobrável que qualquer outro helicóptero de ataque em produção.
Para elevar ainda mais a capacidade de sobrevivência do vetor o mesmo é equipado com uma completa suíte de contramedidas eletrônicas e descartáveis, que trabalham em conjunto com o radar ar-ar de ondas decimetricas Arbalet-L, sendo composta por um sistema de alerta de radar RWR (Radar Warning Receiver) L150, sistema de alerta de laser LES (laser warning systen) L140 Otklik, alerta de lançamento de míssil MLWS (missile launch and warning systen) Mak-UFM , um sistema de jammer IR L370-5 Vitebsk e dispensadores de chaff e flare UV-26. Outro equipamento que eleva a capacidade de sobrevivência do vetor é o sistema de supressores IR instalados nos dutos de exaustão dos propulsores, que resfriam e direcionam o fluxo para longe da estrutura do vetor reduzindo sua assinatura IR.
O KA-52 conta com mais um um sistema que visa elevar ao máximo a segurança de sua tripulação, este sistema é o assento ejetor K-37-800. O KA-52 ejeta as hélices do rotor principal para possibilitar a ejeção do piloto a velocidades de 0-350 km/h em altitudes de 0-6.000 metros, porem este sistema também possibilita a ejeção invertida em velocidades de 0-330 km/h a uma altitude mínima de 90 metros. O assento é equipado com um kit de sobrevivência NAZ-7M, um bote salva-vidas e um sistema de paraquedas PS-37A. O KA-52 também conta com um sistema de suprimento de oxigênio KKO-VK-LP para operar em grande altitude (6.000 metros) composto por um recipiente de 2 litros suficiente para 90 minutos de voo.

O KA-52 teve que contar com um segundo tripulante para operar a suíte de radar e sistemas de comunicação. A Kamov decidiu usar assentos lado a lado para facilitar a cooperação e a integração dos tripulantes, que contavam com o contato visual nesta configuração. Outra vantagem da configuração dos tripulantes um ao lado do outro foi à exclusão da duplicidade de instrumentos que podiam ser compartilhados pelos dois.

O KA-52 foi desenvolvido desde o inicio para poder operar em qualquer ambiente e em todas as condições meteorológicas, para tanto ele foi equipado em sua primeira versão com o sistema Samshit-E que era composto por sensores FLIR e de TV, um designador laser e um telêmetro lazer com um alcance de 10 km, que ficavam alocados em uma torre giratória sobre e atrás do cockpit e sob o nariz do vetor. Em sua segunda variante o Alligator foi equipado com o sistema Samshit-50T, que é composto por um sistema FLIR, um designador de alvos laser, um telêmetro laser com um alcance de 10 km e um sistema de TV para abordagens diurnas. A torreta podia ser alocada sobre e atrás do cockpit ou abaixo do cockpit atrás do nariz. O KA-52 também pode ser equipado com o sensor de observação por TV e FLIR GOES-521, que fica posicionado abaixo do cockpit e atrás do radome do radar no lado direito, este sensor auxilia o piloto na pilotagem a baixa altitude e com baixa visibilidade, e em pousos ou manobras em ambientes noturnos, dando uma visão de 360º ao piloto mesmo em ambientes com pouca luminosidade.
A segunda versão também foi equipada com dois radares Phazotron-NIIR FH-01 Arbalet-52, um de onda milimétrica que fica montado no nariz do vetor para mapeamento da superfície (terrain-following/avoidance) (Terra-Agua) 3D para o sistema de navegação do vetor, detecção de ameaças na superfície e diretor de tiro para os armamentos ar-superfície recebendo a designação Arbalet. O outro é de ondas decimetricas que fica alocado sobre o rotor principal tendo a função de detecção de ameaças aéreas, alerta de aproximação de misseis, diretor de tiro para os armamentos ar-ar e detecção de formações meteorológicas perigosas, recebendo a designação Arbalet-L. Os radares também tem a função de classificação de alvos junto ao sistema IFF (Identification Friend or Foe). O sistema de radar FH-01 Arbalet-52 é um radar sem análogos em produção na sua categoria, superando o N-025 Almaz-280 do MI-28 N e o AN/APG-78 do AH-64 D em alcance de detecção e de travamento, nitidez da imagem e precisão.

O KA-52 é equipado com o sistema Phazotron-NIIR FH-01 Arbalet-52, que é composto por dois radares, o Arbalet de onda milimétrica que fica montado no nariz do vetor para mapeamento da superfície, detecção de ameaças na superfície e diretor de tiro para os armamentos ar-superfície e o Arbalet-L de ondas decimétricas que fica alocado sobre o rotor principal tendo a função de detecção de ameaças aéreas, alerta de aproximação de misseis, diretor de tiro para os armamentos ar-ar e detecção de formações meteorológicas perigosas, sendo um radar sem análogos em produção na sua categoria, superando o N-025 Almaz-280 do MI-28 N e o AN/APG-78 do AH-64 D em alcance de detecção e de travamento, nitidez da imagem e precisão

O Arbalet pode realizar mapeamento do solo em uma área de 32 km, detectar uma ponte a 25 km, um MBT a 12 km e um veiculo a 8 km. O sistema também detecta obstáculos no solo e informa a tripulação e ao sistema de navegação, que corrige a rota e altitude automaticamente. Inclinações de 10º no terreno são detectadas a 1,5 km e cabos de eletricidade a 0,4 km. O ângulo de busca do Arbalet é de 120º azimute e o sistema pode seguir até 20 alvos simultaneamente.
O Arbalet-L pode detectar um caça a 15 km e um míssil antiaéreo tipo Stinger a 5 km, este sensor atua principalmente como sensor de autoproteção atuando em conjunto com os sistemas de contramedidas do vetor. O Arbalet-L possui um ângulo de busca de 360º azimute e ± 30º verticalmente, quando um alvo é travado seu campo de busca fica limitado a ± 60° azimute e ± 30° de elevação, podendo seguir 20 alvos ao mesmo tempo.
O KA-52 também é equipado com um HMD (Helmet Mounted Display) HMD Zh-3YM-1 Schchel-3U montado no capacete, este sistema é o mesmo utilizado nos caças MIG-29 e SU-27 para designação de alvos, sendo capaz de designar alvos para o míssil ar-ar R-73, possibilitando o lançamento fora do ângulo de visada helicóptero. O KA-52 também pode ser equipado com o novíssimo HMD de 3º geração HMTIS (Helmet Mounted Target and Indication System). A de se ressaltar que o KA-52 é juntamente com o Kamov KA-50 o único helicóptero em operação equipado com este sistema.

O KA-52 possui um elevado nível de automação de seus sistemas e um conjunto glass cockpit, visando à redução da carga de trabalho dos tripulantes nas múltiplas tarefas que este vetor pode realizar

O KA-52 pode ser equipado com avionicos e armamentos ocidentais graças à utilização do Barramento de dados compatível com o padrão ocidental MIL-STD-1553 e o sistema de interface de armas MIL-STD-1760 também compatível com o padrão ocidental. A Thales (Thomson-CSF) e a SEXTANT AVIONIQUE S.A. oferecem avionicos para os clientes que queiram equipar seus vetores com sensores e demais sistemas de procedência "ocidental".

Graças a enorme potencia do KA-52 o mesmo pode efetuar manobras de + 3G, voar para trás a 90 km/h, lateralmente a 80 km/h e mergulhar a 350 km/h

O Kamov KA-52 é propulsado por duas turbinas Klimov VK-2500 que possuem uma potencia máxima unitária de 2700 HP e são posicionadas nas laterais da fuselagem, sendo “totalmente” isoladas e independentes. O trabalho independente dos motores assegura a possibilidade do voo com apenas um motor em funcionamento. Uma das características deste propulsor é a capacidade de operar em ambientes quentes com temperaturas de + 40º C. Esta motorização garante uma excelente manobrabilidade ao KA-52, mesmo com o acréscimo de peso frente ao KA-50, o que reduziu sua agilidade frente ao KA-50, porem o mesmo é mais manobrável que qualquer outro vetor em operação, com a exceção do KA-50. Os Klimov VK-2500 possibilitam ao KA-52 a efetuar manobras de + 3G, voar para trás a 90 km/h, e lateralmente a 80 km/h e mergulhar a 350 km/h.

O KA-52 pode ser equipado com o moderníssimo míssil supersônico multiproposito Hermes-A, que pode ser utilizado contra veículos blindados, instalações, edificações, fortificações, helicópteros e aeronaves subsônicas

O KA-52 é equipado com o canhão 2A42 de 30 mm, que fica posicionado na lateral direita do vetor em uma estrutura semirrígida, possuindo uma mobilidade vertical de apenas +10º e –45º e horizontal de ±15º, o que limita sua mobilidade, porem aumenta sua precisão, proporcionando um alcance efetivo de 3 km. O piloto pode selecionar uma cadencia de disparo de 300 ou 600 disparos por minuto e o tipo de munição (Fragmentação e incendiaria alto explosiva), possuindo uma capacidade para 240 munições. O KA-52 pode ser equipado com até 4 PODs de foguetes de 80mm e 122mm, sendo eles os PODs lançadores de foguetes B-8M1 e B8V20-A, que podem ser equipados com até 20 foguetes S-8 Rocket de 80mm e o POD B-13L que pode ser equipado com até 5 foguetes S-13 Rocket de 122mm. O KA-52 também pode ser equipado com PODs com canhões, como o Gun POD UPK-23-250 que consiste em um POD com um canhão duplo GSh-23 de 23mm com 250 munições, Gun POD SPPU-22 que é composto por um POD com um canhão duplo móvel GSh-23 de 23mm com 260 munições ou o Gun POD SPPU-6 que é equipado com um canhão móvel giratório com seis canos de 23mm, que possui uma capacidade para 500 munições. No quesito mísseis o KA-52 pode ser armado com até 16 mísseis antitanque guiados via radio como o 9K114 Shturm (AT-6 Spiral) em suas varias versões, incluindo a mais moderna 9M114M2 AT-6C com um alcance de 7 km ou o míssil 9M120 Ataka-V (AT-9 'Spiral-2') que é uma versão modernizada, mais rápida e precisa do 9K114 Shturm (AT-6 spiral), podendo ser utilizada a versão mais moderna deste míssil a 9М120М com um alcance de 8 km. Este míssil possui uma probabilidade de acerto de 96% em intervalos de 3-6 km. O Ataka-V também pode ser utilizado para abater alvos aéreos de baixa velocidade como helicópteros, o KA-52 também pode ser armado com até 16 mísseis 9A1472 Vikhr (AT-16 “Scallion”), que possui um alcance máximo de 8 km, possuindo uma probabilidade de acerto de 0.95 contra alvos fixos a esta distancia, este míssil esta equipado com uma ogiva integrada a um fusível de proximidade (5 Metros), que possibilita ao AT-16 atacar alvos aéreos voando a até uma velocidade de 800 km/h. Mas o grande diferencial do KA-52 é o seu mais novo míssil desenvolvido pela KBP o Hermes-A, um míssil supersônico multiproposito que pode ser utilizado contra veículos blindados, instalações, edificações, fortificações, helicópteros e aeronaves subsônicas, o mesmo possui uma poderosa ogiva de fragmentação HE de 28 kg capaz de derrotar os atuais e futuros MBTs. O HERMES-A é inicialmente guiado por um sistema de navegação inercial (INS) e na fase terminal por laser semiativo, estes sistemas apresentam uma maior resistência a contramedidas em relação aos misseis antitanque. Até dois HERMES-A podem ser disparados simultaneamente contra dois alvos diferentes, o alcance do HERMES-A com o helicóptero parado e próximo ao nível do solo é de 15 km, podendo ser estendido a até 18 km com o helicóptero em velocidade máxima e em “grande” altitude, bem além da maioria dos sistemas de defesa antiaérea, proporcionando uma capacidade stand off ao míssil. Outro armamento ar-superfície é o míssil Kh-25 (AS-10 "Karen"), que pode ser utilizado em todas as suas versões.
O KA-50 ainda pode ser equipado com os mísseis ar-ar 9K38 IGLA-V com um alcance de 5.2 km ou o poderosíssimo míssil ar-ar Vympel R-73 (AA-11 Archer), incluindo sua versão mais moderna R-73 M. No que se diz a bombas o KA-50 pode ser equipado com até duas bombas de 500 kg incluindo a bomba incendiaria “Naplm” ZB-500 ou 4 bombas de 250kg, além de dispensadores de submunições como KMGU-2 e um contêiner dispensador de submunições .

O KA-52 pode transportar 2000 kg de carga externa, que podem ser transportadas em suas 4 estações de armas. O KA-52 pode ser equipado com até 4 tanques de combustível de 500 litros (132 Galões)



FICHA TÉCNICA
Velocidade máxima: 310 Km/h
Velocidade de cruzeiro: 270 Km/h
Raio de ação/Alcance máximo: 450 km /1100 km
Taxa de subida:600 m/min.
Fator de carga: +3 Gs
Altitude máxima:5500 m
Empuxo: 2 X Klimov VK-2500 com 2700 HP cada.
Dimensões
Comprimento:13.53 m
Altura: 4.95 m (4,05 m trem de pouso recolhido)
Diâmetro do rotor:14.50 m
Peso vazio:8.000 kg
Peso máximo de decolagem:10.800 kg

ARMAMENTO
Mísseis Ar-Ar: IGLA-V, R-73 M.
Mísseis Ar-Superfície: AT-6 Spiral, AT-9 'Spiral-2', AT-16 “Scallion”, HERMES-A, AS-10 "Karen", foguetes S-13 Rocket, S-8 Rocket.
Bombas: ZB-500, dispensadores de submunições KMGU-2, contêiner (Casulo) de submunições.
Interno: 1x Shipunov 2A42 30mm


Abaixo um vídeo de demonstração do KA-52


14 comentários:

  1. Valeu pela postagem Wellington, parabéns, DEMAIS esta máquina!!!!

    Multi-missão peso-pesado esta criança. E que preçinho camarada...

    Gostaria de tirar uma dúvida, caso a Rússia adquira o Mistral, terá uma versão naval do Alligator ou só um aparelhamento/modernização anti-sub???

    Obrigado!!

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  2. Muito obrigado Probus...
    Pela sua multifuncionalidade, poder de ataque e desempenho o KA-52 tem um baixo custo de aquisição.
    Probus para as missões ASW (Anti-submarine warfare) a marinha Russa vai utilizar o excelente helicóptero KA-27PL. A Kamov esta desenvolvendo uma versão especial marinizada do KA-52. A Marinha Russa comprara 24 unidades do KA-52, 6 unidades para cada embarcação (4 Mistral). Estes vetores serão utilizados para operações especiais e principalmente para dar apoio no desembarque de blindados e tropas na costa.

    Um grande abraço Probus...

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  3. Isso é q é máquina mortífera n FAB e EB tem de adquirir algumas dessas belezas, e de causar terror até em ianks...

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  4. Carlosarguspandragons uma coisa é fato, nenhum MBT (Main Battle Tank) do mundo queria ter pela frente este poderosíssimo vetor como oponente, principalmente quando o mesmo for equipado com o sistema de misseis ar-superfície HERMES-A! O Grande diferencial deste vetor é sua extrema multifuncionalidade proporcionada pelos seus avançadíssimos sistemas e armamentos...
    Um grande abraço Carlosarguspandragons...

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  5. Um desse no Rio de Janeiro faz falta.

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  6. Entendi, tenho dó dos visinhos dos traficantes, rsrs...
    Um grande abraço Fin Gal...

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  7. Oi Wellington, foi como você mesmo confirmou, os Ka-52 não terão a versão Anti-Sub.
    Saiu mais uma matéria hoje, inclusive, com uma foto linda do Kamov.
    Delícia de máquina, qualquer tempo, qualquer teatro, custo/benefício fantástico com preçinho "camarada".

    A MB vai ter DIREITO a um bocado de verba proveniente dos Royalties do Pré-Sal, espero que o Ka-52 seja cogitado para a Classe Barroso.
    Eu queria ver também esta máquina na Amazônia... nos Morros do Rio... na Fronteira do Paraguai...

    Os navios de guerra franceses para a Rússia serão armados com helicópteros Ka-52

    http://en.rian.ru/mlitary_news/20100814/160200401.html

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  8. Sim probus a marinha brasileira vai ter direito a uma boa porcentagem dos royalties do petróleo. Provavelmente a marinha será equipada com porta helicópteros, e muito provavelmente serão até 4 unidades, e a classe Mistral será uma das excelentes opções por utilizar uma plataforma de embarcações civis, oque reduz substancialmente os custos de projeto, construção e manutenção do vetor. Caso o Brasil venha a adquirir um porta helicópteros muito provavelmente o KA-52 será uma das opções cogitadas para o mesmo...
    Um grande abraço Probus...

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  9. Oi Welington, um abração. Envio-lhe três vídeos.

    KA-52 Alligator - MAKS 2007
    http://www.youtube.com/watch?v=MjwdFF4KA7w

    Kecskemét Air show 2010 Hungary Mi-24
    http://www.youtube.com/watch?v=O6vUymQAQKU

    Este, abaixo, é um dos melhores que eu tenho. É uma boa combinação de máquina, perícia, loucura e fundo musical. No youtube tiraram o áudio.

    MIL MI-24 Hind dance Remixed
    http://fliiby.com/file/331220/dfk8m6irbz.html

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  10. Probus realmente os vídeos são espetaculares! Sempre me impressiona muito a manobrabilidade da família MI-24, visto seu peso, tamanho e arrasto. Eles são uns “monstros” e possuem uma boa manobrabilidade dentro de suas limitações...
    O KA-52 é espetacular, digno de qualquer força armada do mundo...
    Em breve teremos uma matéria sobre a família MI-24...
    Um grande abraço Probus...

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  11. Oi Wellington, realmente, vez ou outra a gente encontra o vídeo legal.

    Mi-26 low pass!!!!!
    http://www.youtube.com/watch?v=5XkA6fvTstE

    Mi-8/Mi-17 Helicopter Front Gear Rolling Take-Off
    http://www.liveleak.com/view?i=8aa_1216168951

    The Mil Mi-26 Helicopter
    http://www.youtube.com/watch?v=qHmv9a_dDQ4

    Abração!!

    Vou esperar o Denel, é outro ataque magnífico.

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  12. Excelentes sugestões Probus, fica ai a dica para os leitores!!!
    Esta decolagem do MI-8/17 é excepcional, o piloto tem que ter coragem...
    O MI-26 é um helicóptero fantástico, excepcional, magnifico, uma obra prima da engenharia. È espetacular ver sua robustez, estabilidade e precisão que garantem uma infinita multifuncionalidade ao mesmo...
    Com certeza o Denel AH-2 Rooivalk será lavo de uma matéria do Defesa Aérea...
    Um grande abraço Probus...

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    1. todos os videos comparativo mostram o apache em primeiro e depois vem o ka50-52, você confirma isso?

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  13. Kamov KA-52!Simplismente o melhor!

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