O AgustaWestland / TAI T-129 ATAK é um helicóptero de ataque dedicado desenvolvido em cooperação pela Agusta Westland da Itália e pelas turcas Aselsan e TAI (Turkish Aerospace Industries) visando equipar a Turquia com um helicóptero de ataque dedicado de ultima geração, e o exportar para outros mercados em potencial. O T-129 é baseado no AgustaWestland A-129 internacional (AW-129), que é uma versão modernizada para exportação baseada no A-129 Mangusta A. O custo básico unitário do T-129 é de 22 milhões de dólares.
O T-129 foi desenvolvido em conjunto pela Agusta Westland e pela TAI, onde as duas empresas poderão realizar de forma independente a venda do T-129 no mercado internacional, sendo que a propriedade intelectual do projeto será das duas empresas, podendo ser explorado tanto pela TAI quando pela Agusta Westland
A Turquia vendo a necessidade de equipar seu exercito com um helicóptero de ataque dedicado capaz de combater nos novos cenários, começou a avaliar as opções no mercado internacional e nacional, e em 30 de março de 2007 a Turquia anunciou que tinha iniciado uma negociação com a Agusta Westland, para desenvolver um novo modelo de helicóptero de ataque, que seria desenvolvido pela Agusta Westland da Itália e pelas turcas Aselsan e TAI (Turkish Aerospace Industries), sendo baseado diretamente no vetor A-129 Internacional (AW-129), onde foi designado T-129. O T-129 Foi desenvolvido dentro do programa ATAK (Attack and Tactical Reconnaissance Helicopters), que possui uma previsão de custo final de US$ 3 bilhões. Os T-129 turcos serão construídos na Turquia pela TAI, assim como as unidades a serem vendidas para o mercado internacional negociadas pela Turquia. O contrato definitivo foi assinado em 07 de setembro de 2007, e em 22 de junho de 2008 o acordo entre TAI e AgustaWestland entrou oficialmente em vigor, possuindo uma previsão de entrega do primeiro vetor de serie operacional em 60 meses (2013), e de conclusão do programa em 114 meses. Porem com a real necessidade de um helicóptero de ataque para a Turquia, a mesma recebera já em meados de 2012 os primeiros 9 vetores de serie, que serão baseados no padrão básico BCH (Basic Configuration Helicopter), que se juntaram as demais 51 unidades já encomendadas, que serão entregues a partir de 2013 totalizando 60 unidades encomendadas.
OS T-129 turcos e vendidos pela TAI para o mercado internacional serão vetores “totalmente construídos” na Turquia, com uma avionica, sistemas de armas e suítes de contramedidas “totalmente turcos”, tendo inclusive a motorização LHTEC CTS800-4N fabricada sob licença na Turquia pela TEI (TUSAS Engine Industries Inc).
A TAI será a contratante principal desenvolvedora e montara dos vetores nas Turquia, a Aselsan será a fornecedora dos avionicos e a Agusta Westland será a subcontratante desenvolvedora. A Turquia será a responsável por oferecer o T-129 no mercado de exportação e terá todos os direitos de propriedade intelectual da plataforma T-129, não havendo restrições impostas à Turquia para a exportação ou transferência da plataforma tecnológica para países terceiros, com a exceção da Itália, Reino Unindo, Jordânia, Malásia e Paquistão que já estão entre os potenciais clientes da AgustaWestland. A TAI e a Agusta Westland poderão realizar de forma independente a venda do T-129 no mercado internacional, sendo que a propriedade intelectual do projeto será das duas empresas, podendo ser explorado tanto pela TAI quando pela Agusta Westland.
O T-129 é baseado diretamente no A-129 Internacional, onde a Turquia queimou inúmeras etapas de desenvolvimento e testes, o que reduziu imensamente o tempo de desenvolvimento do vetor, visando diminuir o período de entrada em operação dos mesmos, visto a grande necessidade do exercito turco sobre estes vetores
Serão utilizados 5 protótipos no desenvolvimento do T-129, sendo que a AgustaWestland fará os dois primeiros protótipos do T129 na Itália, e os 3 restantes serão construídos na Turquia pela TAI em conjunto com Aselsan e a Agusta Westland.
O primeiro protótipo P1 realizou seu primeiro voo em 28 de setembro de 2009, sendo realizado na unidade da Agusta Westland em Vergiate na Itália. O P1 foi construído na Itália pela Agusta Westland, utilizando uma avionica Italiana, aliada ao sensor eletro-óptico Aselsan AselFLIR-300. O T-129 P1 foi construído para os testes preliminares de voo e para realizar os testes com o canhão. O primeiro protótipo do T-129 P1 caiu na tarde de 19 de março de 2010, quando era pilotado por um piloto de teste da Agusta Westland e um Turco da TAI, que sofreram ferimentos leves, mas tiveram que ser hospitalizados. Este incidente não ira atrasar o cronograma visto que os principais testes seriam no canhão e já tinham sido realizados.
O segundo protótipo P2 será construído em 2010 e terá uma fuselagem construída pela Agusta Westland e utilizara avionicos italianos para os primeiros voos, posteriormente o mesmo será enviado para a Turquia para a integração da avionica turca, onde posteriormente será reenviado a Itália para a realização dos demais testes. O T-129 P2 será a versão básica do T-129 TUC-1 BCH (Basic Configuration Helicopter) e será utilizado para avaliar os parâmetros reais de voo, além de utilizar mockups dos PODs lançadores e misseis Roketsan UMTAS para os testes de aerodinâmica. Este protótipo será a plataforma de testes italiana para esta versão.
O terceiro protótipo P3 também será construído em 2010, tendo sua fuselagem construída pela Agusta Westland, onde inicialmente será equipado com avionicos italianos, porem posteriormente será enviado à Turquia para receber avionicos turcos. O T-129 P3 será utilizado para realização dos testes de qualificação e para a integração das novas tecnologias das versões posteriores TUC-2.
O quarto protótipo P4 terá uma fuselagem construída na Turquia pela TAI e recebera uma avionica turca, incluindo o computador de missão e o sistema de navegação, sendo o primeiro protótipo de pré-produção. O P4 realizara o seu primeiro voo no inicio de 2011, e também realizara os testes de fogo do míssil UMTAS, finalizando o cronograma de testes em 2013, onde posteriormente será entregue ao exercito turco.
O quinto protótipo P5 será construído em 2011 e realizara seu primeiro voo no primeiro semestre de 2011. O T-129 P5 possuirá uma fuselagem e avionicos totalmente turcos, sendo idêntico a versão de produção. O mesmo auxiliara o protótipo P4 na realização dos testes de qualificação, sendo posteriormente entregue ao exercito turco em 2013.
As primeiras 39 unidades do T-129 serão no padrão TUC-1 e as demais 21 unidades serão no padrão TUC-2. A versão TUC-1 utilizara o HMD francês Thales TopOwl e os misseis Hellfire II americano e o Spike ER israelense. A versão TUC-2 utilizara o HMD Turco Aselsan AVCI, o missil Roketsan UMTAS e o foguete guiado a laser Roketsan CIRIT.
O T-129 recebeu um tratamento com tinta RAP (Radar Asborbent Paint) e materiais RAM (Radar Absorbent Material), que juntamente com a grande utilização de materiais compostos reduziu substancialmente o RCS do vetor
O T-129 teve como um dos objetivos prioritários ter uma elevada capacidade de sobrevivência, para tanto o mesmo recebeu um tratamento com tinta RAP (Radar Asborbent Paint) e materiais RAM (Radar Absorbent Material) que absorvem as ondas eletromagnéticas nas frequências de 2-20 GHz, o que juntamente com a grande utilização de materiais compostos reduz substancialmente o RCS do vetor. O T-129 possui uma estrutura composta por um quadro de liga de alumínio e uma fuselagem construída em 50% por materiais compostos, o que reduz significadamente o peso do vetor. A estrutura da cabine da tripulação e os sistemas vitais tais como motorização, tanques de combustível e rotor principal são blindados e resistentes a disparos de 12,7 mm. Os motores ficam bem espaçados um do outro para reduzir a probabilidade de danos simultâneos, e existem dois sistemas de combustível com capacidade de alimentação cruzada, capazes de funcionar de forma independente. O eixo do rotor e a caixa de marchas podem funcionar por 30 minutos sem óleo. Os tanques de combustível também contam com um sistema auto selante. O rotor principal não necessita de lubrificação, o que reduz o tempo de manutenção e eleva a disponibilidade do vetor. As pás do rotor são construídas em materiais compostos e são resistentes a disparos de 23 mm, e podem cortar galhos de árvores de até 15 centímetros (6 polegadas) de espessura. O vetor também possui proteção contra ambientes QBN (Químico, biológico e nuclear).
O T-129 esta equipado com a suíte de contramedidas eletrônicas e descartáveis ASES (Atak Electronic warfare self-protection System), que é composta por uma unidade central de gestão CMU (Central Management Unit), uma unidade de monitoramento e controle no cockpit CCDU (Cockpit Control and Display Unit), um sistema de alerta de lançamento de míssil MLWS (missile launch and warning systen) AN/AAR-60, sistema de alerta de radar RWR (Radar Warning Receiver) SPS-45, um sistema de alerta de laser LWR (laser warning receiver), um sistema de jammer EM Elettronica ELT-554, um jammer IR BAE Systems IEWS AN/ALQ-144A e dispensadores de Chaff e Flare CMDS (Counter Measures Dispensing System) AN/ALE-47.
O T-129 será equipado com duas turbinas Rolls Royce LHTEC T800-LHT-802 que serão equipadas com novos bocais de admissão que escondem o duto de entrada da turbina, mascarando as partes quentes, que juntamente com os supressores IR nos bocais de exaustão que direcionam o fluxo das turbinas para longe da estrutura, reduzem substancialmente a assinatura IR do vetor, elevando a capacidade de sobrevivência do mesmo
O T-129 será equipado com duas turbinas Rolls Royce LHTEC T800-LHT-802 com uma potencia máxima unitária de 1608 HP, que será fabricada sob licença na Turquia pela TEI (TUSAS Engine Industries Inc), e que serão equipadas com novos bocais de admissão que escondem o duto de entrada da turbina, mascarando as partes quentes e dificultando a ingestão de FODs, além de serem equipadas com supressores IR nos bocais de exaustão. Esta potente turbina juntamente com o baixo peso do vetor possibilitara o mesmo a transportar 1200 kg de armamentos externamente, atingir a velocidade máxima de 302 km/h, ter uma razão de subida de 612 m/minuto e efetuar manobras de até 3Gs.
O T-129 será equipado com o radar Meteksan-T-129 MMWR que é um radar multi modo de onda milimétrica que opera na banda Ka, e possui vários modos de operação incluindo geração de imagens SAR, ISAR e detecção de obstáculos para o sistema de navegação, além dos modos de detecção, acompanhamento e designação de ameaças e alvos estacionados ou em movimento na terra ou no ar
O T-129 vai ser equipado com a antena de radar Meteksan-T-129 MMWR (Millimeter Wave Radar for Ground Target Engagement). Este radar ficara montado sobre o rotor principal como no AH-64 D ou no MI-28 N. O Meteksan-T-129 MMWR é um radar multi modo de onda milimétrica que opera na banda Ka, possuindo um alcance máximo para identificação de alvos a até 20 km, já para designação de alvos para os armamentos o mesmo possui um alcance máximo de 8 km. Este radar possui vários modos de operação incluindo geração de imagens SAR (Radar de Abertura Sintética) e ISAR (Inverse Synthetic Aperture Radar) e detecção de obstáculos para o sistema de navegação, e detecção, acompanhamento e designação de ameaças e alvos estacionados ou em movimento na terra ou no ar.
O T-129 também possui o sensor ASELFLIR-300T que é composto por um sensor FLIR, um sensor IR, uma câmera de TV diurna, um telêmetro laser e um designador laser
O T-129 esta equipado com o sensor ASELSAN ASELFLIR-300T que é composto por um sensor FLIR que opera na banda de 12 microns, um sensor IR que opera nas bandas de 7,6 -10,5 microns e possui um zoom digital de 2x ou 4x, além de uma câmera de TV diurna com zoom digital de 12X. O sistema também possui um telêmetro laser com alcance de até 20 km tendo uma precisão de ±15 metros de resolução e um designador laser. O ASELFLIR-300T é montado em uma torreta giratória com movimentação de 360º azimute e +20º e -105º de elevação.
O T-129 possui uma moderna avionica com conceito Glass cockpit, que reduz a carga de trabalho da tripulação nas tarefas de voo, e desvia a atenção para as questões táticas
A versão TUC-1 será equipada com o HMD (Helmet mounted display) Thales TopOwl, que é um HMD que pode ser equipado com um sistema de visão noturna NVG (Night vision googles) integrado, e possui um campo de visão de 40º, e é capaz de projetar as imagens dos sensores em alta resolução, dados de voo e dados de navegação na viseira do piloto, caso seja equipado com o sistema de visão noturna. O mesmo também pode escravizar os sensores para onde o piloto ou o copiloto artilheiro estiver olhando. O artilheiro também pode escravizar o canhão para onde o mesmo estiver olhando.
Já a versão TUC-2 será equipada com o HMD (Helmet Mounted Display) Aselsan AVCI Helmet Mounted Display System HICs (Helmet Integrated System Cueing), que possui um campo de visão de 40º, possui óculos de visão noturna NVG (Night vision googles) integrados ao mesmo, e é capaz de projetar as imagens dos sensores em alta resolução, dados de voo e dados de navegação na viseira do piloto, além de poder escravizar os sensores para onde o piloto ou o copiloto artilheiro estiver olhando. O Artilheiro também pode escravizar o canhão para a direção que o mesmo estiver olhando.
O T-129 pode ser armado com o míssil turco Roketsan UMTAS, e com o foguete guiado Roketsan CIRIT 70mm, desenvolvido para atingir blindados leves, e que pode ser lançado por uma variedade de lançadores como o lançador duplo Roketsan
O T-129 é armado com uma torre OtobredaTM 197B equipada com o canhão General Dynamics M197 de 20 mm com três canos tipo gatling, com capacidade de 500 munições. No quesito foguetes o mesmo pode ser equipado com até 4 PODs de foguetes Hydra 70 de70 mm com 19 foguetes ou 4 PODs SNIA BPD 81 mm Medusa de 81 milímetros com 7 foguetes, mas o grande diferencial do T-129 no quesito foguetes é o novo foguete guiado Roketsan CIRIT 70mm, guiado a laser semiativo, que possui um alcance máximo de 8km e pode atingir alvos moveis se movendo a + de 60 km/h, sendo eficiente contra blindados leves. O CIRIT 70mm é lançado de um monolançador ou de um lançador duplo Roketsan, mas é projetado para ser utilizado por diversos lançadores de foguetes ocidentais de 70mm como o LAU-61, LAU-68, LAU-130, LAU-131, M260, M261 e os novos PODs lançadores digitais Roketsan de 7 foguetes e 19 foguetes. No quesito Misseis ar-superfície o T-129 pode ser armado com o míssil BGM-71D TOW-2 que possui um alcance máximo de 3,750 metros, o AGM-114 Longbow Hellfire, que possui um alcance máximo de 8 km, e o Israelense Spike-ER, que também possui um alcance máximo de 8 km, mas a grande novidade deste vetor e o novo míssil Turco Roketsan UMTAS, que possui um alcance máximo de 8km, diversificando a possiblidade de armamentos ar-superfície do mesmo. Já no cenário ar-ar o T-129 pode ser armado com até 8 misseis, sendo eles os mísseis MBDA Mistral, FIM-92 Stinger RMP e o AIM-9 X Sidewinder.
FICHA TÉCNICA
Velocidade máxima: 302 Km/h
Velocidade de cruzeiro: 278Km/h
Raio de ação/Alcance máximo: 561 km / 1000km (1200 com tanques externos)
Taxa de subida: 612 m/min.
Fator de carga: +3 Gs
Altitude máxima: 6096 m
Empuxo: 2 X Rolls Royce LHTEC T800-LHT-802 com 1608 HP cada.
Dimensões
Comprimento: 14,6 m
Altura: 3,95 m
Diâmetro do rotor: 11,9 m
Peso vazio: 3220 kg
Peso máximo de decolagem: 5100 kg
ARMAMENTO
Mísseis Ar-Ar: FIM-92 Stinger RMP, MBDA Mistral e AIM-9 X
Mísseis Ar-Superfície: BGM-71D TOW-2 , Spike-ER, AGM114 Hellfire, Roketsan UMTAS
Foguetes: Hydra 70, SNIA BPD 81 mm Medusa e CIRIT 70mm.
Interno: 1x Dynamics M197 de 20 mm com 500 munições.
Abaixo um vídeo de demonstração do T-129
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